Atualizado em 08/07/2020 às 09h45.

A Caroline Cristina Martins Cavalcante, diretora de programa educacional do Ministério da Educação (MEC) apresentou novidades com relação à nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante a plenária por videoconferência da Câmara dos Deputados sobre a retomada das aulas presenciais em todo o Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriram uma consulta pública no final de junho com os estudantes inscritos no Enem 2020 – para escolherem uma nova data para a aplicação do exame – de acordo com os estudantes, as provas devem ser em maio, porém, a área técnica do Inep, está avaliando a melhor data entre janeiro a maio.

De acordo com a Caroline Cristina Martins Cavalcante, “Será uma decisão técnica. Provavelmente na semana que vem, devemos apresentar qual será a nova data para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem”.

Assista a plenária da Câmara dos Deputados:

 

O Portal Nacional da Educação (PNE) é contra a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) em maio, devido a desistência de várias instituições de ensino superior utilizando as notas do Enem ou dos programas sociais do Ministério da Educação (Sistema de Seleção Unificado, Programa Universidade Para Todos e o Fundo de Financiamento Estudantil) como forma de acesso ao ensino superior, como por exemplo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A prova deve ficar para o mês de janeiro de 2021, o mês foi defendido por secretários de educação e instituições de ensino superior (pública e privada).

Veja a repercussão sobre as datas:

Com informações da Câmara dos Deputados, Inep e MEC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here