Mais de 147 milhões de brasileiros estão convocados para participar das eleições 2018. No pleito serão eleitores um Presidente, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais.
Para ajudar o eleitor a exercer a cidadania e participar das Eleições 2018, o Portal PNE responde a 10 perguntas sobre o pleito.
Vale ressaltar que se você tiver alguma dúvida com relação ao local de votação, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer a consulta. É necessário informar o nome, data de nascimento e nome da mãe. A consulta pode ser feita ainda com o número do título de eleitor.
Outra dúvida está relacionada à votação. O TSE disponibiliza um simulador da votação para que o eleitor possa se familiarizar com o formato da eleição. A sequência da votação é a seguinte:
- Deputado estadual
- Deputado federal
- Senador (primeiro voto)
- Senador (segundo voto)
- Governador
- Presidente
Vamos às questões!
1) Quando vão ser as eleições? Qual a data e horário?
O primeiro turno das eleições acontece no próximo domingo, 7 de outubro, das 8 às 17 horas. Caso haja necessidade, o segundo turno será realizado no dia 28 de outubro.
2) O que é voto útil
Também chamado de voto tático, o voto útil, acontece quando a escolha do candidato é baseada em pesquisas e o voto é utilizado para evitar a vitória de um outro candidato. Um exemplo ocorre quando o candidato da preferência do eleitor está distante dos líderes nas pesquisa, nesta situação o eleitor troca de opção, escolhendo entre os candidatos que têm chances de vitória.
3) Como anular o voto?
Para anular o voto é preciso digitar um número que não está registrado para nenhum partido ou candidato. Assim basta escolher um número e confirmar.
4) O que acontece com o voto nulo?
O voto nulo e o em branco são considerados votos inválidos, ou seja, não interferem no resultado da eleição.
5) O que são votos válidos?
São todos aqueles que não são nulos ou brancos. Assim, para um candidato conseguir se eleger no primeiro turno para Presidente ou Governador será necessário ter a maioria dos votos válidos.
6) Como votar em branco?
Tem esta opção na urna. Basta clicar na referida tecla para votar em branco.
7) Como justificar o voto?
Se você tiver fora de sua zona eleitoral ou por algum motivo não puder votar será necessário justificar o voto. Para fazer o procedimento é necessário preencher o formulário chamado de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). O formulário pode ser recolhido nas zonas eleitorais ou ser enviado pela internet. O eleitor tem até 60 dias para fazer a justificativa.
8) O que acontece se eu não justificar a ausência na eleição?
Se o eleitor não votar em três turnos consecutivos terá o título cancelado e terá problemas para ingressar no serviço público por meio de concurso, realizar financiamentos e outros entraves.
9) Como funciona a votação por biometria?
Somente os polegares e os indicadores são utilizados para confirmar a identidade do leitor. Se, por algum motivo, a biometria não funcionar será utilizado o meio tradicional de identificação (documento com foto) ou via e-eleitor digital.
10) Posso fazer selfie na cabine de votação?
Não. Celular, máquinas fotográficas ou filmadoras são proibidas na cabine de votação. Quem desrespeitar as normas poderá pagar multa de até R$ 15 mil e ainda ser preso.