O  ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é uma avaliação obrigatória criada pelo MEC (Ministério da Educação) e aplicada aos alunos concluintes dos cursos de graduação, sejam eles presenciais ou a distância.

O objetivo do Enade é avaliar a formação do aluno ao longo do curso, as competências e habilidades desenvolvidas no período de formação e o conhecimento sobre a realidade brasileira e mundial.

O MEC define quais os cursos serão avaliados anualmente  e a inscrição do estudante habilitado é realizada pela instituição de ensino superior que o aluno está vinculado.

Como funciona o Enade?

como funciona o enade
Estudantes devem preencher o questionário e realizar a prova do Enade

Entenda como funciona o Enade. A avaliação é realizada por meio dos seguintes instrumentos:

  • Questionário do estudante:  que vai colher informações sobre o seu perfil socioeconômico e a opinião sobre o processo formativo. O questionário é obrigatório e deve ser respondido online no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira).  Em caso de não preenchimento, o estudante fica em situação irregular perante o Enade.
  • Prova: com questões de formação geral e específica.

Como é a prova do Enade

prova do enade 2018
Provas do Enade têm questões discursivas e objetivas

A prova presencial é composta de 40 questões, 10 de formação geral e 30 de formação específica. Há questões discursivas e de múltipla escolha.

O estudante deve ainda preencher o questionário de percepção da prova. As perguntas são sobre o grau de dificuldade da prova, tempo para realizá-la e ainda se os enunciados foram claros e objetivos. O coordenador também responde um questionário específico.

Importância do Enade

enade 2018
Participação no Enade é obrigatória e contribui para aperfeiçoar os cursos de graduação

Você sabe qual é a importância do Enade?

O Enade faz parte do currículo e é indispensável para a conclusão do curso. Os estudantes inscritos que não fizerem a prova não poderão colar grau, por exemplo.

Além disso, o Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior divulgados pelo MEC. Quanto melhor o desempenho na prova, maior o conceito do curso no Enade e maior o reconhecimento do mercado de trabalho.

Enade 2018: confira o cronograma

As provas do Enade 2018 serão aplicadas no dia 25 de novembro. Confira reportagem produzida pelo MEC e veja o cronograma completo do exame:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here