Atualizado em 15/03/2018 às 10h.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram o edital oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) de 2018 no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira, dia 14.

Exame emitirá certificação para o nível básico no País.

As inscrições vão começar às 10 horas do dia 16 e seguirão abertas até às 23h59 do dia 27 de Abril, na Página do Participante (clique aqui), e as provas serão aplicadas no dia 05 de Agosto, em várias cidades distribuídas em todas as Unidades Federativas do Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o boletim individual do candidato, devem sair em Outubro, ou seja, com a certificação do ensino médio, candidatos poderão se inscrever nas duas edições de 2019 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), através do Enem.

Veja quem pode participar das provas do Encceja 2018:

Nível de EscolaridadeIdade Mínima
Nível FundamentalAcima de 15 anos
Nível MédioAcima de 18 anos

 

Para obter a certificação parcial de proficiência ou certificado total da prova, é obrigatório atingir média mínima em cada eixo das provas do Exame:

  • Questões de Múltipla Escolha: acima de 100 pontos em cada eixo;
  • Prova de Redação: acima de 5 pontos;

É obrigatório fazer todas as provas do Encceja:

O CANDIDATO só poderá eliminar qualquer disciplina da prova do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, se obtiverem a certificação parcial de proficiência emitido por qualquer Entidade Autorizado (Secretária de Educação, Instituto Federal e entre outros) naquele eixo.

O CANDIDATO reprovado em REDAÇÃO ou LINGUAGENS no Encceja 2017, terão que refazer as duas disciplinas na prova de 2018 ou se estiverem com dependência na escola em uma determinada disciplina, terão que fazer o eixo completo daquela disciplina (ex.: fui reprovado em biologia, terei que fazer o eixo das Ciências da Natureza).

Dúvidas sobre o Encceja? Entre em contato com a Central de Atendimento do Portal Nacional da Educação pelo (62) 991775117, apenas pelo WhatsApp (mensagem de texto).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here