Publicado em 28/10/2022 às 13h43 – Atualizado em 12/10/2022 às 09h18.

Os municípios brasileiros reforçaram a frota de ônibus para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O exame será aplicado em dois domingos consecutivos, 13 e 20 de novembro. O Enem conta com mais de 3 milhões inscritos.

Porto Alegre (RS)

A capital do Rio Grande do Sul teve 21.615 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina teve 20.977 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital). Em nota, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, informa que o transporte coletivo da Capital irá funcionar com quadro de horários de domingo nos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tanto no dia 13 quanto no dia 20, a demanda será acompanhada e as linhas poderão receber horários extras. Nos dois dias, 140 veículos estarão operando, e haverá frota extra que será acionada conforme necessidade. Ainda não há informações sobre a gratuidade do serviço no dia.

Curitiba (PR)

A capital do Paraná teve 33.396 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Cuiabá (MT)

A capital do Mato Grosso teve 16.151 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital). A frota de transporte coletivo de Cuiabá será reforçada nas datas em que ocorre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As instituições de ensino com maior número de candidatos terão linhas ampliadas para atender a demanda de usuários, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Além disso, a Semob informou em nota, que não haverá gratuidade do serviço para os estudantes inscritos no Enem 2022 na capital do Mato Grosso.

Campo Grande (MS)

A capital do Mato Grosso do Sul teve 18.143 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN) aumentou colocou uma frota extra no dia da aplicação e acompanhará o fluxo de movimento (caso seja necessário, irá colocar mais ônibus em circulação).

Brasília (DF)

A capital do Distrito Federal teve 63.700 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Goiânia (GO)

A capital de Goiás teve 38.204 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital). A COMPANHIA METROPOLITANA DE TRANSPORTES COLETIVOS – CMTC informa que para melhor atender ao ENEM/2022  nos dias 13 e 20 de novembro de 2022, operará com planilha de domingo, com 2.676 viagens, e ficarão ônibus extras disponibilizados nos terminais para serem utilizados caso necessário. A CMTC recomenda aos passageiros da RMTC, que utilizem o aplicativo SiIMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus. Os estudantes possuem passe livre estudantil para usarem no dia do Enem (gratuito).
São Paulo (SP)
A capital paulista teve 141.984 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.
Belo Horizonte (MG)
A capital mineira teve 48.928 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), a Prefeitura de Belo Horizonte vai reforçar o quadro de horários de 102 linhas do transporte coletivo nos próximos dias 13 e 20 de novembro – dias de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2022.  Serão disponibilizados mais ônibus nos momentos que antecedem as provas (9h30 às 12h30) e após os exames (18h às 19h30). Serão reforçados os quadros de horários de 102 linhas do transporte coletivo que atendem os locais do exame, nos momentos que antecedem as provas (9h30 às 12h30) e após os exames (18h às 19h30), de acordo com a nota da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Rio de Janeiro (RJ)

A capital carioca teve 101.834 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Vitória (ES)

A capital capixaba teve 8.727 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), a Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) vai reforçar o número de ônibus nos terminais de integração, neste domingo (13), para garantir o transporte dos estudantes que forem participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 38 veículos de reserva ficarão distribuídos nos terminais e serão liberados caso seja necessário para atender à demanda.

Belém (PA)

A capital paraense teve 59.000 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), fará a orientação e fiscalização do transito para garantir fluidez nos acessos aos principais locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá no próximo domingo. 
Dezoito agentes de trânsito, sete viaturas e quatro motocicletas estão disponibilizados para a execução do serviço, no horário de 9h às 14h.

Boa Vista (RR)

A capital de Roraima teve 7.436 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Macapá (AP)

A capital do Amapá teve 15.343 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Manaus (AM)

A capital do Amazonas teve 51.925 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Palmas (TO)

A capital do Tocantins teve 8.659 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Porto Velho (RO)

A capital de Rondônia teve 12.891 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Salvador (BA)

A capital baiana teve 53.029 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial de transporte. Para os dois domingos de prova, 13 e 20 de novembro, serão disponibilizados, das 10h às 18h, 320 ônibus para reforçar 137 linhas que atendem os principais locais de prova na cidade.
O BRT irá funcionar normalmente, das 6h às 22h, com intervalos de dez minutos entre os ônibus. Já os ascensores estarão fechados, com exceção do Elevador Lacerda, que irá funcionar das 7h às 19h. A travessia Plataforma – Ribeira também vai funcionar normalmente, das 6h30 às 18h30.
A Semob recomenda aos estudantes que confiram o local de prova com antecedência e utilizem os aplicativos de mobilidade disponibilizados em Salvador – Cittamobi e Moovit – para conferir as linhas e os horários dos ônibus, buscando evitar atrasos nos dias de prova. Os agentes da Semob e prepostos das empresas de ônibus estarão em locais estratégicos para orientar os usuários.

Recife (PE)

A capital pernambucana teve 40.665 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), os estudantes da capital pernambucana contará com reforço de 21 linhas de ônibus, ou seja, 97 ônibus vão circular pela capital nos dois domingos de prova.

Fortaleza (CE)

A capital cearense teve 70.483 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

São Luís (MA)

A capital maranhense teve 39.791 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Natal (RN)

A capital do Rio Grande do Norte teve 27.865 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

João Pessoa (PB)

A capital paraíbana teve 25.361 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai garantir o deslocamento dos candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos domingos 13 e 20 de novembro. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) definiu um esquema especial de trânsito e transporte, que contará com agentes de mobilidade monitorando os locais de prova com maior movimentação, bem como o reforço de sete linhas extras.

Maceió (AL)

A capital de Alagoas teve 24.349 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), os estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terão reforços em 32 linhas de ônibus. Os reforços acontecerão em dois horários dos dias 13 e 20 de novembro, sendo o primeiro entre 10h e 12h, para a ida dos estudantes aos locais de realização dos testes e entre 16h e 18h, na volta para casa. O reforço atende à regiões das partes alta e baixa da cidade, diz a nota.

Teresina (PI)

A capital piauiense teve 31.586 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

Aracaju (SE)

A capital de Sergipe teve 21.651 mil candidatos inscritos no Enem 2022 (manual e digital), o Portal Nacional da Educação está aguardando o detalhamento sobre a operação do transporte coletivo no dia da aplicação e sobre a gratuidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here