Atualizado em 18/10/2019 às 16h54.

Até às 13h01 (horário de Brasília), desta quinta-feira (17), quase a metade dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acessaram o cartão de confirmação, que foi liberado às 08h30 da última quarta-feira (16), segundo o balanço divulgado pelo Inep, através do seu perfil oficial no Instagram.

O cartão de confirmação traz as informações dos candidatos, horários das provas e o local da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, juntamente com a aprovação do atendimento específico ou atendimento especializado no Enem, o documento não é obrigatório, porém, é o único documento que comprove a sua situação regular no Exame Nacional do Ensino Médio, vários candidatos perderam a prova do Enem nas últimas edições do exame. Veja o histórico abaixo:

Histórico envolvendo o Cartão de Confirmação

Edição 2018: 11% dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não conseguiram acessar o cartão de confirmação da inscrição, segundo a matéria do G1 – O Portal de Notícias da Globo.

O participante Roberto da Conceição, de 26 anos, conseguiu identificar uma informação inconsistente no documento. “A universidade em que fui alocado tem campi diferentes. No local de realização do exame constava um campus e, no endereço, outro. Como eu sei que são bairros distintos, percebi que havia um problema”, sinaliza. A instituição em questão é a Universidade Católica do Salvador (UCSal), que possui unidades em Pituaçu e também na Federação, matéria do portal do Educa Mais Brasil.

Edição 2016: O jovem Rafael Silveira Oliveira, de 20 anos, diz que teve a prova do Enem no sábado (5) e domingo (6) marcada para uma cidade a 270 quilômetros onde mora. O rapaz de Itapeva, na região de Itapetininga, teria que viajar para Itupeva, perto de Jundiaí para fazer o exame, diz a matéria veiculada pelo G1 – O portal de notícias da Globo.

Edição 2014: Após o erro no cartão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o sabatista Matheus Evangelista de Lima Guimarães recebeu nessa sexta-feira (7) uma mensagem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) alterando o seu local de prova. O estudante de 18 anos conta ter solicitado o atendimento especial para iniciar a prova em horário diferenciado e que a informação não foi destacada na primeira confirmação, diz a matéria veiculada pelo G1.

Na mesma edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta para um falso e-mail que está circulando sobre erros nos cartões de inscrição do Enem 2014, a matéria foi veiculada pelo portal de notícias do O Globo (grupo Rede Globo).

Edição 2010: Alguns cartões de confirmação de inscrição com o endereço de onde o exame será aplicado foram impressos com erros de digitação. Em Curitiba, pelo menos quatro dos 21 locais estavam com o endereço incompleto ou errado, a matéria foi publicada pelo Gazeta do Povo.

Portanto, leve o seu cartão de confirmação impresso para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, as provas serão nos dias 03 e 10 de novembro em mais de 14 mil locais de provas do Enem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here