Atualizado em 06/01/2021 às 12h17.
Nesta terça-feira (05), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, confirmou a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) marcadas para os dias: 17 e 24 de janeiro (versão manual) e para os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro (versão digital).
Para participar, listamos os itens obrigatórios, optativos e proibidos para as provas do Enem:
ITENS OBRIGATÓRIOS:
- Cartão da Inscrição: O Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem é o único documento, que comprove a sua inscrição no exame. Em caso de divergência no documento, o participante não poderá realizar as provas nas datas marcadas pelo Inep.
- Documento oficial com foto: O participante deve apresentar um dos seguintes documentos oficiais com foto: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS), Carteira de Reservista, Passaporte ou Boletim de Ocorrência (extravio, perda ou roubo).
- Caneta: O participante deverá portar apenas caneta fabricada de material transparente e de tinta preta (tanto o tinteiro e o corpo da caneta do candidato).
- Equipamentos de Proteção contra a Covid-19: O participante deverá levar máscara (não há restrição quanto ao modelo, cor e estampa) e o álcool em gel;
ITENS PERMITIDOS:
- Declaração de Comparecimento: A Declaração de Comparecimento do Enem é um documento optativo, ele serve para justificar a ausência do trabalho no dia da prova.
- Lanche: O participante pode levar lanche e bebida para os locais de provas, porém, o alimento deve estar totalmente lacrado em sua embalagem ou seja armazenado em recipiente transparente (caso a embalagem seja violada, antes de sua conferência).
- Aparelhos eletrônicos: O candidato poderá portar aparelhos de celulares, porém, deverão desativar o alarme e desligar o celular ao entrar no local de prova (se possível, retire a bateria do seu celular). Caso o aparelho toque na sala, será eliminado do Enem.
- Bolsas, mochilas e guarda chuva: O candidato poderá levar bolsas, mochilas e o guarda chuva, porém, devem ser colocados debaixo da cadeira ou na frente da sala (cada coordenador deve adotar alguma medida) e não poderá usar durante a prova.
- Carteira, moedas e outros acessórios: O candidato deverá colocar no porta-objetos todas as moedas, carteira com os documentos, cartão da inscrição e demais itens;
ITENS PROIBIDOS:
- Material Escolar: Caneta que NÃO seja esferográfica de cor preta e tubo transparente, lápis, régua, calculadora, lapiseira, marcador de texto, livros, anotações e similares.
- Acessórios: Óculos escuro, relógio e artigos de chapelaria (boné, por exemplo).
ORIENTAÇÕES FINAIS:
- Local de Prova: Conheçam o seu local de prova (dois dias antes da prova);
- Vestuário: Não há restrição quanto ao vestuário, portanto, usem roupas confortáveis, de acordo com as condições climáticas de sua cidade e da estrutura do local de prova. É importante frisar, que as salas de aplicação vão manter as janelas e portas abertas para manter a circulação do ar natural, ou seja, ventiladores e o ar condicionado vão ficar desligados durante a realização da prova manual, digital e da reaplicação.
- Alimentação: Evitem alimentos gordurosos, excesso de açúcar, fritura e carboidrato (véspera e no dia do exame). Os alimentos podem interferir no seu rendimento no dia.
Como as pessoas vão fazer uma prova no mês de Janeiro no auge do verão sem um ventilador??!!
Chega a ser desumano… já não basta toda a pressão, desgate e o medo de pegar essa doença?
Absurdo prosseguirem com essa prova na nossa atual situação.