Publicado em 12/09/2021 às 23h23 – Atualizado em 12/09/2021 às 23h23.
Interessados em atuar como corretores de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) devem realizar a inscrição até o dia 17 de setembro, sexta-feira, por meio do site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela redação da versão digital, impressa e da reaplicação das provas do Enem 2021.
Podem participar do processo seletivo:
- Candidatos que não possuem cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau inscrito no Enem (digital, manual ou reaplicação);
- Precisa ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou produção textual;
- Obter um smartphone ou um computador em boas condições para o trabalho;
Os corretores de redação irão avaliar as cinco competências: domínio da escrita formal; desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo; relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião; conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos. A nota variam de zero a mil (1000) pontos. Textos com até sete linhas ou que fogem sobre a temática estão entre os critérios para zerar na nota.
Até o presente momento, o Enem tem mais de três milhões de inscritos, as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro para a versão manual e digital e nos dias 11 e 12 de janeiro para as pessoas privadas de liberdade e da reaplicação.
CRONOGRAMA DOS AVALIADORES DA REDAÇÃO:
- Seleção: 13 a 17 de setembro
- Curso de Capacitação: 4 a 25 de outubro
- Resultados: 3 de novembro
- Capacitação On-line: 18 e 19 de novembro
- Pré-teste: 20 e 21 de dezembro
- Inicio da correção das provas: 22 de dezembro
O prazo não era até sexta-feira?