Publicado em 29/12/2021 às 10h30 – Atualizado em 29/12/2021 às 16h30.

Os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 em 9 e 16 de janeiro de 2022 já podem consultar o cartão de confirmação da inscrição na Página do Participante, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste grupo fará a prova em janeiro, estão:

  • Pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas (Enem PPL) – 54.231 inscritos.
  • Estudantes que tiveram problemas nas datas originais do Enem – 21 e 28 de novembro – como falta de energia, doenças infectocontagiosas, por exemplo, e, conseguiram o direito de refazer a prova do exame, através do pedido de reaplicação do exame – o número de inscritos ainda não foi divulgado pela Assessoria de Imprensa e da Diretoria de Educação Básica do Inep.
  • Participantes isentos no Enem 2022 que faltaram à prova, perderam momentaneamente o direito de se inscrever de forma gratuita na edição de 2021, mas depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) conseguiram o direito de participar das provas – 280.145 inscritos.
Os candidatos deverão levar a sua máscara de proteção contra a covid-19, a sua caneta esferográfica de tinta preta de tudo transparente, cartão da inscrição e o documento com foto.
O gabarito será divulgado até o dia 20 de janeiro, através do site oficial do Inep. O resultado do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro, para os treineiros saem em até 60 dias úteis.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), confira as datas previstas para as seleções em 2022:
  • SiSU – 15 a 18 de fevereiro de 2022;
  • ProUni – 22 a 25 de fevereiro de 2022;
  • Fies – 01 a 04 de março de 2022;
Portal Nacional da Educação questionou ao Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DIPES) sobre a publicação do edital do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no Diário Oficial da União (DOU) e enviaram a seguinte nota oficial sobre a previsão das datas dos processos seletivos de 2022:

O Ministério da educação divulgará a data em momento oportuno, frisou a assessoria do ministério da educação (MEC).

INFORMO QUE ESTA DATA SERÁ COMUNICADA PELO SECRETÁRIO DA SESU, JUNTAMENTE COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, MILTON, FRISOU A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (mec).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here