Última atualização em 20/11/2025 às 20h53.

O Movimento Nacional Anula Enem, anunciou manifestações em várias cidades do Brasil para cobrar medidas e ações voltadas contra o susposto vazamento das questões do primeiro e do segundo dia de aplicação das provas do Enem 2025.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de três questões do segundo dia de prova do exame, após avaliar relatos de antecipação das questões utilizadas no pré-teste e reutilizadas no caderno de questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Conforme a nota oficial publicada no dia 18 de novembro no site oficial.

A decisão ocorreu depois que uma live no YouTube exibiu perguntas muito próximo às aplicadas nas provas do Enem 2025. A Polícia Federal foi acionada para investigar a divulgação do material (Google e Meta devem manter o conteúdo no ar para apuração dos fatos e tomar providências necessárias aos envolvidos).

Então, uma estudante do Rio de Janeiro criou uma página nacional para formentar uma manifestação nacional para cobrar ações necessários para minimizar os prejuízos causados pelo suposto vazamento de questões similares ao da prova do Enem (segunda dia de aplicação do exame) do influenciador digital.

Até o fechamento desta reportagem, as manifestações foram marcadas em algumas capitais do País e uma cidade do interior do Estado do Ceará:

Rio de Janeiro (RJ)
Local: Copacabana, posto 2
Horário: A partir das 13:00

São Paulo (SP)
Local: MASP
Horário: A partir das 13:00

Belo Horizonte (MG)
Local: Praça sete
Horário: A partir das 13:00

Vitória (ES)
Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Horário: A partir das 13:00

Fortaleza (CE)
Local: Praça Gentilândia
Horário: A partir das 13:00

Sobral (CE)
Local: Arco do triunfo
Horário: A partir das 17:00

Salvador (BA)
Local: Farol da Barra
Horário: A partir das 13:00

Maceió (AL)
Local: Orla de Maceió
Horário: A partir das 13:00

São Luís (MA)
Local: Praça Deodoro
Horário: A partir das 13:00

Aracaju (SE)
Local: Orla do Atalaia
Horário: A partir das 13:00

Manaus (AM)
Local: Av. Djalma Batista, próxima ao Amazonas Shopping
Horário: A partir das 13:00

Porto Velho (RO)
Local: Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Horário: A partir das 13:00

Florianópolis (SC)
Local: Ponte Hercilio Luz
Horário: A partir das 13:00

Porto Alegre (RS)
Local: Esquina democrática
Horário: A partir das 13:00

Brasília (DF)
Local: Sede do INEP
Horário: A partir das 16:00, dia 21/11

Goiânia (GO)
Local: Praça do Setor Universitário
Horário: A partir das 14:00

O Portal Nacional da Educação procurou um advogado especialista em Direito Público, segundo o Marcos Francisco da Silva Brito, destacou que é possível juridicamente anular toda a prova do Enem em âmbito nacional, mas declarou que na prática, causaria um prejuízo, que por ser difícil demais de contornar, sou levado a crer que nenhum juiz anulará até que fique provado que a prova inteira tenha vazado para um grande número de pessoas. Geralmente, a preferência é por investigar o vazamento e anular a participação dos casos identificados.

De acordo com o advogado, qualquer suspeita de vazamento de conteúdo da prova (questões e redação) deve ser tratada de maneira criminal, civil e administrativa.

  • Criminalmente, toda e qualquer informação deve ser fornecida às autoridades policiais de maneira clara e completa;
  • Civil e administrativamente, o mais justo é sempre anular quaisquer questões que tenham sido suspeitas de vazamento;

Claro que, pela quantidade de profissionais que trabalham com a ‘tentativa’ de advinhar questões, estatisticamente, eventualmente haverá aquele que vai se aproximar bastante algumas. A estranheza é causada quando uma pessoa ou grupo acerta, de maneira quase completa, um número de questões que não corresponderi ao estatiscamente provável. Entretamente, como as investigações devem encerrar-se apenas após o prejuízo aos candidatos estar ‘feito’, o mais recomendável é anular todas questões que possam ter sido vazadas enquanto medidas penais e administrativas são tomadas‘, frisou o Marcos Francisco.

No último domingo de novembro e o primeiro domingo de dezembro, estudantes de Belém e de outras duas cidades do Pará vão realizar as provas do Enem 2025, contudo, é impossível confirmar que houve vazamento das questões da prova. Já que todo o Banco Nacional de Itens foi completamente vazado por influenciador.