Última atualização em 15/11/2023 às 01h59.

Na noite desta terça-feira, 14 de novembro, dezenas de estudantes entraram em contato o Portal Nacional do Educação para fazer uma denúncia sobre o primeiro dia de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 na capital do Estado de São Paulo no dia 05 de novembro (domingo).
De acordo com o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, a duração do primeiro dia de prova é de 5 horas e 30 minutos. No entanto, a estudante Letícia Accasto Pinheiro, de 18 anos, alegou que o chefe de sala solicitou a paralisação da realização da prova do primeiro dia de prova do Enem para tirar um intervalo de 30 minutos – o chefe de sala de aplicação do exame alegou que foi orientação da própria coordenação do local de prova da Escola Técnica Sequencial Unidade Itaim, que se localiza na Avenida Marechal Tito na capital paulista – alegou a estudante em entrevista com a equipe de reportagem (assista o vídeo a seguir).
O estudante Kevin Garrido Monteiro, de 18 anos, também fez a prova na mesma sala com a Letícia Accasto Pinheiro, o candidato também confirmou sobre a parada indevida durante a realização do 1º dia do Enem em seu local de prova.

Perder um tempo precioso, em um intervalo que não consta no edital do enem, e também o chefe de sala, falava em voz alta, e a todo momento durante a minha prova, no qual eu perdia a concentração, alegou o Kevin.

Os estudantes que procuraram a nossa equipe de redação foram orientados para pedir a reaplicação da prova do Enem para o próximo mês com a seguinte opção disponível no site do Enem 2023: ‘Não cumprimento do tempo de prova previsto’.
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as normativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não prevê nenhum tipo de intervalo para os participantes do Enem, o estudante poderá montar o seu próprio planejamento de realização das provas, ida ao banheiro e comer durante o tempo de duração do primeiro e segundo dia de prova do Enem.
O Portal Nacional da Educação entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para comentar sobre o episódio e tomar as devidas providências para não prejudicar nenhum participante inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas até o fechamento desta matéria, não havia respondido a equipe de reportagem. O espaço segue aberto para a resolução da ocorrência dos alunos.

1 COMMENT

  1. Engraçado que no segundo dia de aplicação onde foi perguntado para sala toda se houve esse “intervalo” ninguém se manifestou, acredito que ela tenha interpretado de forma errada. Estou dizendo pois eu estava lá e vi o coordenador chamando e perguntando no 2º dia se realmente teve esse intervalo. Muito estranho ela querer jogar isso. Além disso essa mesma pessoas depois da sala confirmar que não houve esse intervalo ainda desrespeitou e debochou do chefe de sala, sem educação com o chefe de sala que estava apenas trabalhando.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here