A Rede Nacional de Certificadores do Enem 2024 já definiu os detalhes da atuação dos profissionais selecionados para acompanhar a aplicação das provas nos dias 3 e 10 de novembro.
Servidores públicos federais e professores das redes estaduais ou municipais em exercício da docência em 2024 vão atuar como certificadores do Enem 2024. É fundamental que selecionado aceite a demanda na página de acompanhamento criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Trabalho e remuneração dos Certificadores do Enem 2024
Os certificadores atuarão em jornadas de 12 horas nos dias de prova. As demandas são disponibilizadas 10 dias antes do exame e devem ser aceitas ou recusadas pelo profissional. A atualização é diária, inclusive no dia anterior da aplicação do Enem 2024 (acompanhem as atualizações).
O pagamento é de R$ 510 por dia trabalhado (R$ 42,50 por hora). Servidores públicos recebem por meio da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), enquanto docentes estaduais e municipais recebem o Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).
O INEP não informou a data exata de pagamento, mas informou que será logo após a realização do Enem 2024.
O que é preciso saber:
- Custos: Os certificadores arcam com as despesas de transporte e alimentação.
- Documentação: É necessário imprimir e levar os documentos disponíveis na Página de Acompanhamento.
- Sigilo: Os profissionais assinam um termo de compromisso e devem manter sigilo sobre as atividades.
- Imposto de Renda: Os valores recebidos não precisam ser declarados no Imposto de Renda.
Para mais informações:
Acesse a Página de Acompanhamento http://certificadores.inep.gov.br/ para acompanhar suas demandas e obter mais detalhes sobre a atuação.