Última atualização em 09/10/2025 às 0h25.

O ministro de estado da Educação, Camilo Santana anunciou na tarde desta quarta-feira, 08 de outubro, a criação de 5 mil novas vagas em cursos de tecnologia e inovação que estarão disponíveis nas universidades federais a partir do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2026, com ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Os cursos que serão criados pelo Ministério da Educação (MEC) do Governo Lula serão: biotecnologia, engenharia, robótica e inteligência artificial (já está sendo ofertado na Universidade Federal de Goiás – UFG, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade Federal do Paraná – UFPR e na Universidade Estadual de Londrina – UEL.

‘Queremos ofertar cursos conectados ao mundo do trabalho, com foco em ciência, tecnologia, engenharia, robótica, inteligência artificial e novas matrizes energéticas’, afirmou o ministro.

De acordo com o Ministro da Educação, cada universidade federal está definindo quais cursos serão implementados em cada Instituição Pública de Ensino Superior dos 26 estados e no DF. Inclusive o Ministério da Educação (MEC) já iniciou o processo de autorização de vagas para novos docentes, o que permitirá a expansão da oferta de cursos nas áreas da ciência, tecnologia e engenharia, o objetivo é alinhar a formação universitária às demandas do mercado de trabalho atual.