21.7 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
HomeEnemPortal da Nacional da Educação está tirando as dúvidas dos candidatos do...

Portal da Nacional da Educação está tirando as dúvidas dos candidatos do Enem, através do stories na página oficial do Instagram

Atualizado em 14/08/2019 às 08h52.

A equipe gerenciadora da página do Portal Nacional da Educação (PNE) fez uma publicação no stories do Instagram na noite desta quarta-feira (03), com a seguinte pergunta: ” Tem alguma dúvida sobre as provas do #Enem? “. Veja quais foram as principais dúvidas sobre as provas (com a nossa resposta):

  1. Dicas sobre o tema da redação do Enem 2019 (_julianaml): O Portal Nacional da Educação está dando direcionamento, através da tag #ContémSpoiler.
  2. O computador vai ser fornecido para o Enem digital? (melanietob): O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve fornecer tablet´s nos locais de aplicação para os candidatos inscritos nesta versão.
  3. Quais os possíveis temas de redação para o Enem 2019? (josefilho2019): O Portal Nacional da Educação está apostando nos temas centrais: saúde mental, educação, tecnologia e meio ambiente para as provas de redação do Enem de 2019. O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas para a proposta de redação do Enem, com o tema central da prova (clique aqui).
  4. Os lanches vão ser confiscados? (amandah_souuza): Sim, nos dois dias.
  5. Acha possível cair sobre educação sexual ou algo relacionado? (dianh223): Sim, a educação sexual está associada com distúrbio sexual (saúde mental).
  6. Teremos direito de escolher entre prova normal e online? (quemestudadeus..): Sim, o Enem de 2020 a 2025 será opcional, dentro das localidades ofertadas pelo órgão responsável pelo Enem, ou seja, o INEP.
  7. Dicas sobre assuntos cobrados em Natureza e em Linguagens? (parasita_social): Na prova de Natureza, pode trazer questões sobre a separação de materiais da Tragédia de Mariana e Brumadinho, questões de viroses (dengue, ebola, H1N1 e entre outros). Na prova de Linguagens, exige mais interpretação de texto e variação linguística (presente no Enem de 2018).
  8. Vocês sabem o tema ou apenas sugerem que seja? (marianaschafer): A imprensa só tem acesso ao tema do Enem, após às 15h30. A nossa equipe acertou o tema central da prova de redação do Enem de 2016 a 2018 (clique aqui).
  9. A prova tende a ser mais conteudista este ano? (gabriela.shcimit): Sim.
  10. A opção digital, seria feita em casa ou em local de aplicação igual a impressa? (m.leonor_vale): A versão digital para o Enem 2020 já está marcada para acontecer nos dias 11 e 18 de outubro de 2020 e será feito num local determinado pela equipe técnica do próprio Inep, aguarde o edital da edição.
  11. As provas do Enem 2019 já foram impressas? (joaovictor_santo…): Sim, normalmente, as provas são impressas entre maio e junho de cada edição.
  12. Pode fazer a prova do Enem com lápis? (hmagalhaes7): Não, apenas com caneta esferográfica fabricada em material de transparente de tinta preta.
  13. Vocês não acham que optar por e-readers para aplicação do Enem digital seria melhor? (parasita_social): Bom, ótima ideia. Vou encaminhar para o Inep.
  14. Como será o Enem online? Explica melhor, por favor! (estheer15_): Ainda não vamos explicar, sem o teor do edital do exame. A nossa Assessoria deve abrir uma demanda no Departamento de Comunicação Social do Inep em Brasília.
  15. Qual data que vão dizer aonde vamos fazer a prova? (gleysonn_silva00): O Cartão de Confirmação do Enem 2019 será divulgado em uma data de outubro.
  16. As questões das provas serão mais objetivas esse ano, com menos textos, por exemplo? (irann.ac): Bom, de acordo com a redução de folhas do caderno de questões e da diagramação das provas, as questões devem vir mais diretas.
  17. A TRI (teoria de resposta ao item) é geral ou só avalia cada área individualmente? (_hugovillar): A TRI avalia cada eixo componente do exame: Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Ciências Humanas (individual).
  18. Por que a redação é a única que chega 1.000 pontos? (marcoabf1): Negativo, a prova de Matemática do Enem 2016 chegou aos 1.008,3 no estado do Piauí.
  19. E a prova de matemática? Será mais trabalhosa? (_julianaml): Sim, a prova de Matemática corresponde cerca de 20% da nota do Enem, através do SiSU.
  20. Você acha que a preservação da água tem chance de ser tema da redação? (caiosoares.ofc): Particularmente, não! Mas, pode trazer questões sobre água.
  21. Qual a área considerada mais difícil(sabrinatessele): Bom, dependerá da dificuldade de cada participante inscrito. O candidato deve focar nos componentes onde tem mais dificuldade para os 4 meses restantes para o primeiro dia do Enem.
  22. A nota do Enem é válida para quantos anos nas faculdades? (prince_neres): O candidato pode usar a nota do Enem (via SiSU e ProUni) duas vezes ao ano. Para o Fies, dependerá do edital do processo seletivo do Ministério da Educação.
  23. Posso usar a CTPS no lugar do RG no dia da prova? (nlminc): Sim, pode!
  24. Sai no app onde vamos fazer a prova? (anajuliamello51): Sim, tanto no aplicativo do Enem ou pela Página do Participante (site oficial do Inep/Enem).
  25. Porque não usar papel reciclado enquanto o Enem online é testado? (melaniesotob): A informação será encaminhada para o Inep.
  26. Ainda dá tempo de começar a estudar? (luanalinsv): Sim, claro!
  27. Posso levar lanche para o Enem, como proceder no translado? Pode, sim! O alimento deve estar embalado em material transparente, por exemplo, papel filme, garrafa pet (usado em água mineral com ou sem gás) e demais embalagens. O chocolate é indicado que coloquem no papel filme e congele ele até o horário.
  28. Rasura na redação é aceitável? (leticiasanntos_): Depende da rasura, errou alguma palavra ou frase – apenas passe um traço em cima da (s) palavra (s).
  29. Posso levar celular no dia do Enem e como proceder neste caso? (ana.claramorais): Pode levar, porém, o candidato deve desativar todos os alarmes do aparelho eletrônico, desligar totalmente e se for possível tirar a bateria. Em caso, de uso de celular nas dependências dos locais de provas será ELIMINADO.
  30. É obrigatório levar o Cartão de Confirmação no dia do Enem? Opcional! Porém, é o único documento que comprove a sua situação real no exame. Por precaução, leve-o documento impresso no primeiro dia de aplicação do Enem. Se ocorrer falha no alocamento do participante, o mesmo não participará do exame.
  31. Mudou o formato da prova do Enem 2019? (vimparamar): Não, será o mesmo mecanismo das edições anteriores, com 180 questões de múltipla escolha.
  32. É preciso levar quais documentos no dia da prova? (rayl_00): Qualquer documento original com foto, por exemplo, CNH, RG, CTPS e etc (dentro da validade do documento de identificação do candidato) ou boletim de ocorrência.
  33. Elas vão ser mais específicas? (raynann_crislayne): Não, só em 2021, de acordo com a reforma do Ensino Médio (sancionada em 2017 pelo Michel Temer).
  34. Posso levar medicamentos e similares? (hannybrihante): Pode, porém, avise o fiscal de sala na sua entrada para a sala de aplicação do exame (local de prova).
  35. Sobre a BNCC: as disciplinas de história e geografia não serão mais obrigatórias? (vaneide013_): Sim, são obrigatórias nesta edição de 2019.
  36. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, teve acesso ao conteúdo da prova do Enem 2019? Não, não houve quebra de sigilo das provas do Enem.
  37. É obrigatório colocar o título na prova de redação? Não, opcional!
  38. A prova de redação também se tornará digital? Sim.
  39. Quanto menor o número de inscritos, mais difícil será tirar uma nota alta, de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI)? O número de inscritos não vai interferir no método de correção das provas do Enem, ou seja, nem abaixar e nem aumentar a proficiência de cada competência do próprio exame.
  40. Posso fazer a minha letra de forma na prova de redação do Enem? Não.
  41. Tem alguma chance da prova de redação trazer algum tema relacionado a homofobia? Existem chances, porém, são pequenas as possibilidades para esta temática na gestão do Bolsonaro (Governo Federal). As questão não devem trazer.
  42. Se por acaso não der certo a versão digital, eles vão anular e as nossas vão ser invalidadas? Sim, o Enem 2020 será por caráter de teste. O candidato pode fazer a versão manual, que deve ocorrer nos dias 01 e 08 de novembro.
  43. Haverá custo adicional para a versão digital? O valor da taxa de inscrição será mantida para as duas versões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.
  44. Mudei de cidade ou o meu local de prova é muito longe, posso fazer alteração dos dados na Página do Participante? (geizgomez):Não, o participante só podia fazer as alterações dos locais de provas no período de inscrições do #Enem2019. O Inep pode jogar o local de prova em até 150 km de distância entre a residência e do endereço informado no ato da inscrição do exame.
  45. O tema da redação pode ser um tema mais conservador? (mauromoresch..): Não, o banco de dados (questões/redação) ainda não foram alterados. Porém, foi criado uma comissão especial para a elaboração das provas do Enem de 2019.
  46. Onde podemos guardar nossos celulares durante a prova? (sarasuzuki136): O fiscal de sala deve fornecer um lacre de segurança na porta da sala de prova, o candidato só poderá abrir os objetos no lado de fora das dependências do local;
  47. Queria saber mais sobre o novo modelo de redação (relacionado as citações)? (adlergabx): A redação do Enem não teve alterações, o candidato terá que aguardar a Cartilha, que será divulgado em uma data oportuna (outubro);
  48. Tem problema na matrícula se eu tiver colocado a informação errada nas opções no questionário socioeconômico da inscrição? (byheloris): Pode apresentar problemas se tiver solicitado a isenção de forma ílicita (sem necessidade), o candidato será barrado no ato da matrícula na Universidade;
  49. Tem alguma chance de nos próximos anos, as questões da prova diminuírem(irpnas): Sim, o Inep está querendo diminuir o número das questões nas provas específicas, que devem ocorrer nas provas do Enem de 2021, de acordo com a Reforma e da BNNC do ensino médio (lei que entrou em vigor);
  50. Se eu perder a aplicação de uma das provas, e apresentar atestado ou declaração, tenho direito a segunda chamada no Enem? (igor_poses): Sim, após o término das provas do Enem, o portal deve solicitar a justificativa.
  51. O Enem digital terá 180 questões como possui na versão tradicional? (ilianbarbosa7): Sim, normalmente até a edição do Enem de 2021.
  52. Esse ano o horário do Enem vai ser ‘normal’? Vi que não vai ter mais o Horário Brasileiro de Verão. (diel_santtos): Sim, nesta edição o horário de verão foi revogado pelo Presidente da República (ver o mapa na Figura 1.1);
  53. O ENEM esse ano vai ser pela primeira letra do nome ou pelo RG? (carolzinhamiranda): Provavelmente, será pelo CPF.
  54. Provas de Ciências Humanas continuará com algumas questões de cunho social? (manuel_veira): Dependerá do assunto, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, proibiu questões com teor de gênero e viés ideológico;
  55. Pode citar na redação (bandas, músicas ou celebridades)? (barroso_leonnardo): Dependerá do contexto da temática.
  56. Documentos de identificação mais antigos serão aceitos? (marcela_pradella): Não, o candidato deverá levar qualquer documento que estiver dentro do prazo de validade, para a identificação do candidato ao entrar na sala de prova;
  57. Em relação a mudança do governo brasileiro, influência no Enem de alguma maneira? O banco de questões e as normas de segurança do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não tiveram nenhuma reformulação, portanto, não houve nenhuma interferência no exame, no entanto, foi criado uma comissão especial para a elaboração das questões e foi excluído as questões que contém gênero e viés ideológico a pedido do Bolsonaro.
  58. A prova terá o rascunho de redação e de cálculos? (sara_tavs): Sim, será disponibilizado no caderno de questões do primeiro e segundo dia de prova.
  59. Alguma pessoa já acertou as 180 questões? (marcoabf1): Ninguém, porém, antes da reformulação das provas a partir da edição de 2009, uma candidata acertou 100% das questões e fechou a prova de redação (edição 2007). 
  60. Então, filosofia e sociologia não serão abordadas no Enem? (maripnv): Sim, serão abordadas normalmente, afinal não foi alterado a BNCC do ensino médio.
Portal Nacional da Educação
Portal Nacional da Educação
Assessoria de Comunicação
spot_img

Inscreva-se

- Notícias

- Concursos

- Vestibulares

Novas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here