Atualizado em 14/08/2019 às 08h52.
A equipe gerenciadora da página do Portal Nacional da Educação (PNE) fez uma publicação no stories do Instagram na noite desta quarta-feira (03), com a seguinte pergunta: ” Tem alguma dúvida sobre as provas do #Enem? “. Veja quais foram as principais dúvidas sobre as provas (com a nossa resposta):
- Dicas sobre o tema da redação do Enem 2019 (_julianaml): O Portal Nacional da Educação está dando direcionamento, através da tag #ContémSpoiler.
- O computador vai ser fornecido para o Enem digital? (melanietob): O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve fornecer tablet´s nos locais de aplicação para os candidatos inscritos nesta versão.
- Quais os possíveis temas de redação para o Enem 2019? (josefilho2019): O Portal Nacional da Educação está apostando nos temas centrais: saúde mental, educação, tecnologia e meio ambiente para as provas de redação do Enem de 2019. O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas para a proposta de redação do Enem, com o tema central da prova (clique aqui).
- Os lanches vão ser confiscados? (amandah_souuza): Sim, nos dois dias.
- Acha possível cair sobre educação sexual ou algo relacionado? (dianh223): Sim, a educação sexual está associada com distúrbio sexual (saúde mental).
- Teremos direito de escolher entre prova normal e online? (quemestudadeus..): Sim, o Enem de 2020 a 2025 será opcional, dentro das localidades ofertadas pelo órgão responsável pelo Enem, ou seja, o INEP.
- Dicas sobre assuntos cobrados em Natureza e em Linguagens? (parasita_social): Na prova de Natureza, pode trazer questões sobre a separação de materiais da Tragédia de Mariana e Brumadinho, questões de viroses (dengue, ebola, H1N1 e entre outros). Na prova de Linguagens, exige mais interpretação de texto e variação linguística (presente no Enem de 2018).
- Vocês sabem o tema ou apenas sugerem que seja? (marianaschafer): A imprensa só tem acesso ao tema do Enem, após às 15h30. A nossa equipe acertou o tema central da prova de redação do Enem de 2016 a 2018 (clique aqui).
- A prova tende a ser mais conteudista este ano? (gabriela.shcimit): Sim.
- A opção digital, seria feita em casa ou em local de aplicação igual a impressa? (m.leonor_vale): A versão digital para o Enem 2020 já está marcada para acontecer nos dias 11 e 18 de outubro de 2020 e será feito num local determinado pela equipe técnica do próprio Inep, aguarde o edital da edição.
- As provas do Enem 2019 já foram impressas? (joaovictor_santo…): Sim, normalmente, as provas são impressas entre maio e junho de cada edição.
- Pode fazer a prova do Enem com lápis? (hmagalhaes7): Não, apenas com caneta esferográfica fabricada em material de transparente de tinta preta.
- Vocês não acham que optar por e-readers para aplicação do Enem digital seria melhor? (parasita_social): Bom, ótima ideia. Vou encaminhar para o Inep.
- Como será o Enem online? Explica melhor, por favor! (estheer15_): Ainda não vamos explicar, sem o teor do edital do exame. A nossa Assessoria deve abrir uma demanda no Departamento de Comunicação Social do Inep em Brasília.
- Qual data que vão dizer aonde vamos fazer a prova? (gleysonn_silva00): O Cartão de Confirmação do Enem 2019 será divulgado em uma data de outubro.
- As questões das provas serão mais objetivas esse ano, com menos textos, por exemplo? (irann.ac): Bom, de acordo com a redução de folhas do caderno de questões e da diagramação das provas, as questões devem vir mais diretas.
- A TRI (teoria de resposta ao item) é geral ou só avalia cada área individualmente? (_hugovillar): A TRI avalia cada eixo componente do exame: Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Ciências Humanas (individual).
- Por que a redação é a única que chega 1.000 pontos? (marcoabf1): Negativo, a prova de Matemática do Enem 2016 chegou aos 1.008,3 no estado do Piauí.
- E a prova de matemática? Será mais trabalhosa? (_julianaml): Sim, a prova de Matemática corresponde cerca de 20% da nota do Enem, através do SiSU.
- Você acha que a preservação da água tem chance de ser tema da redação? (caiosoares.ofc): Particularmente, não! Mas, pode trazer questões sobre água.
- Qual a área considerada mais difícil? (sabrinatessele): Bom, dependerá da dificuldade de cada participante inscrito. O candidato deve focar nos componentes onde tem mais dificuldade para os 4 meses restantes para o primeiro dia do Enem.
- A nota do Enem é válida para quantos anos nas faculdades? (prince_neres): O candidato pode usar a nota do Enem (via SiSU e ProUni) duas vezes ao ano. Para o Fies, dependerá do edital do processo seletivo do Ministério da Educação.
- Posso usar a CTPS no lugar do RG no dia da prova? (nlminc): Sim, pode!
- Sai no app onde vamos fazer a prova? (anajuliamello51): Sim, tanto no aplicativo do Enem ou pela Página do Participante (site oficial do Inep/Enem).
- Porque não usar papel reciclado enquanto o Enem online é testado? (melaniesotob): A informação será encaminhada para o Inep.
- Ainda dá tempo de começar a estudar? (luanalinsv): Sim, claro!
- Posso levar lanche para o Enem, como proceder no translado? Pode, sim! O alimento deve estar embalado em material transparente, por exemplo, papel filme, garrafa pet (usado em água mineral com ou sem gás) e demais embalagens. O chocolate é indicado que coloquem no papel filme e congele ele até o horário.
- Rasura na redação é aceitável? (leticiasanntos_): Depende da rasura, errou alguma palavra ou frase – apenas passe um traço em cima da (s) palavra (s).
- Posso levar celular no dia do Enem e como proceder neste caso? (ana.claramorais): Pode levar, porém, o candidato deve desativar todos os alarmes do aparelho eletrônico, desligar totalmente e se for possível tirar a bateria. Em caso, de uso de celular nas dependências dos locais de provas será ELIMINADO.
- É obrigatório levar o Cartão de Confirmação no dia do Enem? Opcional! Porém, é o único documento que comprove a sua situação real no exame. Por precaução, leve-o documento impresso no primeiro dia de aplicação do Enem. Se ocorrer falha no alocamento do participante, o mesmo não participará do exame.
- Mudou o formato da prova do Enem 2019? (vimparamar): Não, será o mesmo mecanismo das edições anteriores, com 180 questões de múltipla escolha.
- É preciso levar quais documentos no dia da prova? (rayl_00): Qualquer documento original com foto, por exemplo, CNH, RG, CTPS e etc (dentro da validade do documento de identificação do candidato) ou boletim de ocorrência.
- Elas vão ser mais específicas? (raynann_crislayne): Não, só em 2021, de acordo com a reforma do Ensino Médio (sancionada em 2017 pelo Michel Temer).
- Posso levar medicamentos e similares? (hannybrihante): Pode, porém, avise o fiscal de sala na sua entrada para a sala de aplicação do exame (local de prova).
- Sobre a BNCC: as disciplinas de história e geografia não serão mais obrigatórias? (vaneide013_): Sim, são obrigatórias nesta edição de 2019.
- O Presidente da República, Jair Bolsonaro, teve acesso ao conteúdo da prova do Enem 2019? Não, não houve quebra de sigilo das provas do Enem.
- É obrigatório colocar o título na prova de redação? Não, opcional!
- A prova de redação também se tornará digital? Sim.
- Quanto menor o número de inscritos, mais difícil será tirar uma nota alta, de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI)? O número de inscritos não vai interferir no método de correção das provas do Enem, ou seja, nem abaixar e nem aumentar a proficiência de cada competência do próprio exame.
- Posso fazer a minha letra de forma na prova de redação do Enem? Não.
- Tem alguma chance da prova de redação trazer algum tema relacionado a homofobia? Existem chances, porém, são pequenas as possibilidades para esta temática na gestão do Bolsonaro (Governo Federal). As questão não devem trazer.
- Se por acaso não der certo a versão digital, eles vão anular e as nossas vão ser invalidadas? Sim, o Enem 2020 será por caráter de teste. O candidato pode fazer a versão manual, que deve ocorrer nos dias 01 e 08 de novembro.
- Haverá custo adicional para a versão digital? O valor da taxa de inscrição será mantida para as duas versões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.
- Mudei de cidade ou o meu local de prova é muito longe, posso fazer alteração dos dados na Página do Participante? (geizgomez):Não, o participante só podia fazer as alterações dos locais de provas no período de inscrições do #Enem2019. O Inep pode jogar o local de prova em até 150 km de distância entre a residência e do endereço informado no ato da inscrição do exame.
- O tema da redação pode ser um tema mais conservador? (mauromoresch..): Não, o banco de dados (questões/redação) ainda não foram alterados. Porém, foi criado uma comissão especial para a elaboração das provas do Enem de 2019.
- Onde podemos guardar nossos celulares durante a prova? (sarasuzuki136): O fiscal de sala deve fornecer um lacre de segurança na porta da sala de prova, o candidato só poderá abrir os objetos no lado de fora das dependências do local;
- Queria saber mais sobre o novo modelo de redação (relacionado as citações)? (adlergabx): A redação do Enem não teve alterações, o candidato terá que aguardar a Cartilha, que será divulgado em uma data oportuna (outubro);
- Tem problema na matrícula se eu tiver colocado a informação errada nas opções no questionário socioeconômico da inscrição? (byheloris): Pode apresentar problemas se tiver solicitado a isenção de forma ílicita (sem necessidade), o candidato será barrado no ato da matrícula na Universidade;
- Tem alguma chance de nos próximos anos, as questões da prova diminuírem? (irpnas): Sim, o Inep está querendo diminuir o número das questões nas provas específicas, que devem ocorrer nas provas do Enem de 2021, de acordo com a Reforma e da BNNC do ensino médio (lei que entrou em vigor);
- Se eu perder a aplicação de uma das provas, e apresentar atestado ou declaração, tenho direito a segunda chamada no Enem? (igor_poses): Sim, após o término das provas do Enem, o portal deve solicitar a justificativa.
- O Enem digital terá 180 questões como possui na versão tradicional? (ilianbarbosa7): Sim, normalmente até a edição do Enem de 2021.
- Esse ano o horário do Enem vai ser ‘normal’? Vi que não vai ter mais o Horário Brasileiro de Verão. (diel_santtos): Sim, nesta edição o horário de verão foi revogado pelo Presidente da República (ver o mapa na Figura 1.1);
- O ENEM esse ano vai ser pela primeira letra do nome ou pelo RG? (carolzinhamiranda): Provavelmente, será pelo CPF.
- Provas de Ciências Humanas continuará com algumas questões de cunho social? (manuel_veira): Dependerá do assunto, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, proibiu questões com teor de gênero e viés ideológico;
- Pode citar na redação (bandas, músicas ou celebridades)? (barroso_leonnardo): Dependerá do contexto da temática.
- Documentos de identificação mais antigos serão aceitos? (marcela_pradella): Não, o candidato deverá levar qualquer documento que estiver dentro do prazo de validade, para a identificação do candidato ao entrar na sala de prova;
- Em relação a mudança do governo brasileiro, influência no Enem de alguma maneira? O banco de questões e as normas de segurança do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não tiveram nenhuma reformulação, portanto, não houve nenhuma interferência no exame, no entanto, foi criado uma comissão especial para a elaboração das questões e foi excluído as questões que contém gênero e viés ideológico a pedido do Bolsonaro.
- A prova terá o rascunho de redação e de cálculos? (sara_tavs): Sim, será disponibilizado no caderno de questões do primeiro e segundo dia de prova.
- Alguma pessoa já acertou as 180 questões? (marcoabf1): Ninguém, porém, antes da reformulação das provas a partir da edição de 2009, uma candidata acertou 100% das questões e fechou a prova de redação (edição 2007).
- Então, filosofia e sociologia não serão abordadas no Enem? (maripnv): Sim, serão abordadas normalmente, afinal não foi alterado a BNCC do ensino médio.