Publicado em 28/01/2021 às 09h45 – Atualizado em 28/01/2021 às 09h45.
Nesta quinta-feira (28), o Portal Nacional da Educação encontrou divergências no gabarito da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do primeiro dia (17 de janeiro) da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). O gabarito oficial foi divulgado pelo Inep por volta das 17h30 (hora de Brasília) da última quarta-feira (27).
QUESTÕES DIVERGENTES COM O GABARITO OFICIAL:
- Número da Questão: 29 (amarela), 43 (azul), 18 (branco) e a 06 (rosa)
- Resposta do Gabarito: c (linguagem).
- Resposta correta: d (preconceito).
- Número da Questão: 01 (amarela), 05 (azul), 02 (branco) e a 03 (rosa)
- Resposta do Gabarito: d (demonstram uma postura de imaturidade).
- Resposta correta: c (revelam uma atitude de resistência).
Até o fechamento desta reportagem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não comentou sobre a divergência na prova objetiva (gabarito) de Linguagens do 1º dia do Enem.
A produção das questões envolve uma comissão de especialistas, ou seja, é avaliada por vários professores da área de conhecimento antes de ser usada em uma prova. Por isso, não existe recurso administrativo para contestar as questões do Enem, uma vez que o gabarito das provas objetivas é analisado e revisado por um grupo de especialistas previamente.
Para a redação também não há possibilidade de recurso, pois esse procedimento já está previsto no processo de correção. A prova de todos os participantes é corrigida por dois professores e, quando há discrepância na nota, um terceiro especialista também corrige a prova.
Tem mais questão errada como a 8, 23 e 39 prova rosa, falem dessas questões também, por favor.