Início Enem Portal Nacional da Educação recebe denúncias de cola nas provas do Enem

Portal Nacional da Educação recebe denúncias de cola nas provas do Enem

Publicado em 21/01/2021 às 08h – Atualizado em 21/01/2021 às 08h.

Até às 08h desta quinta-feira (21), a equipe do Portal Nacional da Educação recebeu duas denúncias referente as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), a primeira denúncia foi feita na última terça-feira (19), onde a estudante gravou um vídeo para relatar o famoso “Golpe do Enem” ou “Golpe Legalizado”, em São Leopoldo (RS).

A outra denúncia foi feita na tarde desta quarta-feira (20), através da nossa conta institucional no Instagram. As imagens foram captadas por um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos (tiktok). Ao relatar o ocorrido para a nossa equipe, “Eu acho isso uma falta de respeito com o restante dos estudantes, uma verdadeira falta de ética. Eu estarei enviando os comentários de uma aluna, confessando os seus atos indevidos durante o tempo de prova. Talvez não dê em nada, mas eu estou fazendo minha parte“, declarou a denunciante do fato.

Para preservar a imagem da denunciante e dos infratores, o Portal Nacional da Educação decidiu retirar os nomes dos usuários na foto (anônimo). As imagens oficiais serão encaminhadas para a Polícia Federal, Ministério da Educação e para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) – a intenção é proteger os dados e da investigação.

De acordo com o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 

13.1.10 – Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos, citados no item 13.1.12 do edital.

14.1.4 – Comunicar-se ou tentar comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com qualquer pessoa que não seja o aplicador ou o fiscal, a partir das 13h, de acordo com o Horário Oficial de Brasília (DF).

Até o fechamento desta reportagem, não há nenhuma informação oficial do MEC e do Inep.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here