Atualizado em 26/06/2020 às 16h25.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) anunciou as primeiras medidas sanitárias para conter a propagação do novo coronavírus (covid-19) durante a aplicação das provas do Enem 2020.

Para minimizar os riscos na aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) devido ao novo coronavírus, a área técnica e pedagógica divulgou:

  • Redução do número de alunos por sala: A estratégia deve tornar a aplicação do exame mais cara da história, o número de alunos ainda será definido no contrato com a aplicadora responsável pelo Enem, a Fundação Getúlio Vargas;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Distribuição gratuita de álcool em gel nos locais de aplicação;

#ADIAENEM | Impasse em relação às datas da provas:

A área técnica do Inep se opõe a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em maio, consecutivamente, não haverá a realização do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao 1º semestre de 2021.

Posicionamento das Universidades ao Enem 2020:

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as universidades particulares já entraram em contato com a pasta para comunicar que não vão utilizar a prova como seleção.

Dependendo do resultado a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não vai conseguir utilizar as notas do exame nacional para o ingresso em seus cursos.

Até o momento, nenhuma universidade federal, instituto federal e as demais universidades estaduais tomou essa medida em relação a manutenção do Enem.

Posicionamento do Portal Nacional da Educação:

O Portal Nacional da Educação realizou uma projeção com as possíveis datas para o Exame Nacional do Ensino Médio e também foi contra aplicação em dezembro e em maio, porém, o Inep deveria ter colocado o mês de fevereiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here