A educação transforma as pessoas para que as pessoas transformem o mundo. E o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a sua chance de fazer parte deste movimento. Ele é a grande oportunidade de você ter acesso ao ensino superior público com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e privado com o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies).

Para que você realize sua prova com toda tranquilidade preparamos algumas dicas. Um passo a passo. Assim, você não precisa se preocupar com mais nada, além de estar com o conteúdo em dia pra se sair bem e seguir seu caminho brilhando.

Cartão de Confirmação da Inscrição

enem cartao de confirmacao da inscricao
Confira os dados cadastrais no Cartão de Confirmação da Inscrição

O Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado somente via internet, na página do participante e pelo aplicativo do Enem, trazendo todas as informações necessárias para a prova:

  • O número da sua inscrição;
  • A data, a hora e o local das provas do participante;
  • As informações referentes a atendimentos especializados ou específicos e pelo nome social, se for o caso;
  • A língua estrangeira que você escolheu.

No mês de outubro foi disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do participante, na internet e no aplicativo Enem. Lá é possível consultar o local de prova e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Basta informar o CPF e a senha cadastrada no sistema do Enem.

Esqueci a senha…

enem pagina do participante

Se você esquecer sua senha, pode solicitar uma nova, que chegará no e-mail cadastrado. Caso também não lembre seu e-mail, é possível redefinir a senha. Basta inserir novos dados de contato (e-mail e número telefônico).

Preste muita atenção nas datas e horários. O Enem será realizado em dois domingos consecutivos, 4 e 11 de novembro, em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. Mas, onde quer que você esteja o que vale é o Horário Oficial de Brasília.

Nos dias de prova os portões ficam abertos das 12 às 13 horas. As provas iniciam às 13h30 no Horário de Brasília. Durante os trinta minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, serão realizados procedimentos de segurança nas salas, como conferência dos porta objetos, alimentos e bebidas levados pelos participantes.

As provas serão personalizadas, ou seja, virão com o nome de cada participante e cada uma será distribuída nominalmente nesse período. Fique atento, pois quando o chefe de sala chamar seu nome completo, você deverá levantar o braço para receber sua prova em mãos.

Para não correr nenhum risco de perder a prova por atraso, programe-se para chegar ao local de provas às 12 horas. Na página do participante você pode consultar o local de provas com antecedência. Então, faça o trajeto antes do dia do Exame e escolha o melhor caminho. Quanto menos preocupação no dia da prova, melhor.

Informações sobre a Prova do Enem

São dois domingos consecutivos de exame, com quatro provas de 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia de provas, 04 de novembro de 2018, você tem cinco horas e meia para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo domingo, 11 de novembro de 2018, são cinco horas para responder às seguintes provas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Documentos

enem documento original
Confira os documentos que servem de identificação no dia das provas do Enem

Finalmente, chegou o dia da prova. Para realizá-la você precisa apresentar um documento de identificação original, com foto. Veja quais são os documentos aceitos:

  • Cédula de Identidade, o RG, expedida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, de acordo com a Lei 9.474, de 1997;
  • Identificação fornecida por órgãos ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia, de acordo com a Lei 9.503, de 1997;
  • Identidade Funcional, de acordo com o Decreto 5.703, de 2006;
  • Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

Se você perder o documento precisa apresentar Boletim de Ocorrência, emitido no máximo em 90 dias antes da aplicação da prova.

Não serão aceitos documentos eletrônicos ou cópias em xerox.

O que levar no dia de prova do Enem

o que levar no dia de provas do enem

Além do documento de identificação original com foto, você precisa levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Atenção, ela é obrigatória.

Qualquer outro material que você levar no dia deve ser depositado no envelope porta-objetos que, depois de lacrado, deve ficar guardado embaixo da carteira até o final da prova.

Já que você não vai poder usar, em hipótese nenhuma, a sugestão é que você não leve lápis, lapiseira, borracha, livros e impressos em geral, anotações, óculos escuros, boné, chapéu ou qualquer dispositivo eletrônico.

O uso de qualquer um desses materiais pode causar a sua eliminação do Enem. Lembre-se que haverá detector de metais para um maior controle.

Atenção: o seu celular deve permanecer desligado, no porta-objetos. Você só pode deixar a sala de provas duas horas após o início do Exame. Se sair antes, será eliminado.

Final da prova

Os três últimos presentes na sala só vão ser liberados juntos, ou seja, quando o último terminar a prova.

O caderno de questões só poderá ser levado quando estiver faltando trinta minutos para o final das provas.

Caderno de Questões

caderno de questões enem
Caderno de questões só poderá ser levado quando estiver faltando 30 minutos para o término das provas

Você vai receber um caderno de questões personalizado com seu nome e deverá destacar o cartão-resposta quando autorizado pelo aplicador. Além disso, você receberá a ficha para coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação e deverá aguardar também a autorização do aplicador para a coleta de sua biometria.

Já no segundo dia, você receberá a folha de rascunho para os cálculos matemáticos.

Antes de começar as provas verifique se os seus dados estão corretos, em todos os documentos, e se o caderno tem a mesma quantidade de questões indicada no cartão de respostas.

Lembre-se que você precisa transcrever a frase apresentada na capa de seu caderno de questões para o seu cartão de resposta, para identificar qual caderno você recebeu.

Não se esqueça: a folha de rascunhos e a folha de anotações feitas por você no seu caderno de questões não são consideradas na correção das provas. O que vale mesmo, é o cartão de respostas e a folha de redação.

Mas você só pode levar o caderno de questões nos últimos trinta minutos de prova.

Prova de Redação

redação enem
Confira as orientações para fazer a prova de Redação

A prova de Redação acontece no primeiro dia do Enem. Você precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo, de no máximo 30 linhas, a partir de textos motivadores que serão oferecidos. O que isso quer dizer?

É simples: você desenvolve o tema proposto na prova a partir do seu ponto de vista sobre ele. No texto, você deve explicar e descrever o assunto, e dar a sua opinião com argumentos claros e organizados.

A nota da Redação tem um peso importante na disputa por uma vaga na universidade.

E alguns detalhes pode fazer você tirar nota zero. Por exemplo:

  • São oferecidos vários textos motivadores que podem auxiliar a criatividade na elaboração da redação. Mas lembre-se, o tema da Redação é único e você não pode copiar esses textos motivadores que vêm na prova;
  • E claro se você entregar a folha em branco vai tirar zero;
  • Texto muito pequeno, de até sete linhas, também não vale nota;
  • Desenvolva seus próprios argumentos e dê a sua opinião. Por escrito. Desenhos não contam;
  • Também não vale escrever qualquer coisa para aumentar o número de linhas ou copiar os textos do próprio caderno de questões.

Essas situações podem causar desclassificação.

Uma última dica, não seja ofensivo, não cometa injúria e não desrespeite os direitos humanos. Isso não resulta em nota zero, mas pode prejudicar sua nota.

Prova de Língua Estrangeira

No mesmo dia, você vai fazer a prova de Língua Estrangeira, que tem cinco questões. Você deve responder apenas às questões referentes à opção de língua estrangeira escolhida no ato da inscrição e apresentada em seu Cartão de Confirmação da Inscrição.

Qualquer dúvida, confira o Cartão de Inscrição, onde consta a língua que você escolheu.

Resultados do Enem

resultado enem
Resultado do Enem deve ser divulgado somente em janeiro de 2019

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados pela Internet, na página do INEP, e pelo aplicativo do Enem, em até três dias úteis depois da última prova, ou seja, 14 de novembro de 2018.

O resultado do Enem 2018 deve ser divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.

Atendimento Específico e Atendimento Especializado

O Enem é uma prova para todos. Por isso, o INEP oferece atendimento específico, especializado e pelo nome social, de acordo com a necessidade de cada um.

São profissionais especializados e recursos de acessibilidade para participantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, mobilidade reduzida ou outras condições físicas, mentais, sensoriais ou psicológicas.

Mas este atendimento precisa ser solicitado já na inscrição, para que possa ser atestado e providenciado até o dia da prova.

Além disso, o INEP poderá solicitar a qualquer momento, documento para comprovação do atendimento solicitado. A solicitação de tempo adicional ocorreu no ato da inscrição, por meio da inserção de documento que comprovasse essa necessidade.

Portanto, os participantes que tiveram a sua solicitação aprovada terão direito ao tempo adicional nos dois dias de aplicação das provas.

O participante travesti ou transexual que solicitou atendimento pelo nome social e teve sua solicitação aprovada, será tratado pelo nome com o qual se identifica.

Se você pediu um desses tipos de atendimento, vai constar no seu cartão de inscrição.

Bom, agora é com você. Cuide para chegar descansado, bem alimentado, mas sem exageros. Mantenha a calma e boa prova!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here