Início Noticias Estudantes do curso de Medicina da UFU entre os melhores do mundo

Estudantes do curso de Medicina da UFU entre os melhores do mundo

estudantes de medicina da UFU premiados
"Pupilos do Arruda": Guilherme, Ana Júlia e Matheus

Atualizado em 31/07/2018 às 16h40

Equipe conquista o terceiro lugar no Campeonato Internacional de Diagnóstico; torneio teve participação de 51 países

estudantes de medicina da UFU premiados
“Pupilos do Arruda”: Guilherme, Ana Júlia e Matheus

Um bom atendimento médico começa pelo diagnóstico correto e ágil. Pois, foram estas as habilidades que levaram estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a conquistarem  o terceiro lugar no International Diagnostic Championship, ou o Campeonato Internacional de Diagnóstico. A equipe da UFU concorreu com equipes de 51 países.

O torneio foi realizado por meio de uma plataforma online que propõe a análise de casos clínicos e contou com a participação de 187 equipes. Os participantes deveriam  interpretar dados sobre o paciente, analisar informações disponibilizadas em exames físicos e complementares e indicar o diagnóstico correto.

A equipe oficial que representou o curso de Medicina da UFU (“Pupilos do Arruda”)  foi composta pelos estudantes Ana Júlia Araújo (turma 84, nono período), Guilherme Henrique de Faria Alves (turma 83, décimo período) e Matheus Cesar Vieira Barros (turma 83, décimo período), que também contaram com a colaboração de Lívia Teodoro e Matheus Heringer, ambos da turma 84.

Competição

O torneio foi dividido em duas fases: na fase preliminar, foram disponibilizados 60 minutos para avaliar 10 pacientes e na fase final, 60 minutos para avaliar 5 pacientes.

A pontuação final levou em conta, além do acerto do diagnóstico, o tempo para se chegar ao diagnóstico correto e a pertinência dos exames solicitados.

A equipe vencedora foi da Faculdade de Medicina da Semmelweis University, da Hungria. O segundo lugar foi conquistado pelo time da Università Campus Bio-Medico di Roma (Itália). A competição foi promovida pela International Federation of Medical Students’ Association (IFMSA) e o aplicativo Insimu.

Publicado pelo portal Comunica UFU

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here