Última atualização em 16/07/2025 às 14h40.
O Portal Nacional da Educação manifesta profundo pesar pelas vidas perdidas no trágico acidente envolvendo uma carreta, ônibus e um microônibus, em Porangatu (norte do Estado de Goiás), onde ceifou a vida de cinco (5) pessoas no acidente.
Entre os casos fatais, são estudantes e servidor da Universidade Federal do Pará (UFPA) que iriam paricipar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) que será realizado no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, com a presença do Presidente da República, Lula (PT), nesta quinta, 17.
Neste momento de dor, o Portal Nacional da Educação se solidariza com as famílias, amigos e toda a comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), estendendo votos de conforto e força a todos os envolvidos pelo acidente.
Segue a nota atualizada da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás:
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) comunica que realizou, na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, uma força tarefa para auxiliar no atendimento integral às vítimas no acidente da BR-153, em Porangatu, que envolveu dois dos quatro ônibus que transportavam estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Eles seguiam para Goiânia, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), marcado para iniciar hoje (16), na Universidade Federal de Goiás.
Imediatamente após tomar conhecimento da situação, a Pasta mobilizou suas equipes para atuar no acompanhamento e resposta ao ocorrido. Foram acionadas as unidades de referência para o recebimento dos pacientes, com destaque para o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
As equipes das Regionais de Saúde, especialmente a de Porangatu, também foram mobilizadas, assim como os secretários municipais de saúde das cidades envolvidas. Além disso, houve contato com os municípios de Alvorada e Gurupi, no estado do Tocantins, em busca de apoio complementar. A SES coordenou ainda a transferência dos pacientes para unidades especializadas, garantindo assistência qualificada e célere às vítimas.
A Secretaria informa, ainda, que houve uma mobilização para regular os pacientes que foram encaminhados para unidades hospitalares em Goiás. Três vítimas foram para o Hospital Municipal de Porangatu. Um deles está em situação estável e permanecerá no município. Outros dois já tiveram transferência regulada. Um paciente com laceração ocular foi direcionado para a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), em Goiânia, e outro, que está em estado grave, foi transferido para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HCN, em Uruaçu.
A Pasta garantiu assistência qualificada e célere às vítimas. Neste momento, a SES-GO se solidariza com as famílias, amigos e toda a comunidade da Universidade Federal do Pará, que enfrentam este momento de tamanha dor.

























