Publicado em 01/04/2023 às 16h45 – Atualizado em 12/04/2023 às 09h50.

Portal Nacional da Educação, por meio de sua Assessoria de Comunicação Institucional estará enviando uma recomendação para as autoridades municipais (prefeitos e vereadores), autoridades estaduais (deputados e governadores) e para as autoridades federais (conselho nacional de educação, consed, undime, ministério da Educação e congresso) e outras autoridades de segurança pública e educacional.
A recomendação é minimizar à onda de violência dentro e fora das escolas e universidades brasileiras (tanto como pública quanto ao privada), como por exemplo, alarme de pânico com a central de comando da Polícia Militar, instalação de porta com detectores de metais (utilizado em agência bancária), catracas com biometria facial, câmeras de segurança, apoio de assistente social ou psicólogo, contratação de vigilante (sem o porte de arma de fogo) e outros meios de segurança.
O Portal Nacional da Educação está entrando em contato com o comando geral do Corpo de Bombeiros de cada unidade da federação para pedir treinamento de primeiros socorros e dicas de evacuação para os gestores de unidades escolares.
O Brasil está vivenciando uma onda de ameaças e ataques contra às nossas escolas (desenfreado), interligado com o discurso de ódio, bullying, aumento o número de casos de racismo e do preconceito (gênero, cor de pele, aparência física e outros).
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), permaneceu em silêncio, após a morte de uma professora dentro de uma escola pública de São Paulo (SP).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também permaneceu em silêncio (durante o seu mandato), quando aconteceu centenas de denúncias de ameaças e massacres.
Procurado pela equipe de reportagem, a Secretaria de Comunicação Social do Governo Lula e do Ministério da Educação (MEC) ainda não responderam quais serão às medidas para o combate das violências nas instituições de ensino em todo o País. Mas, o Ministério da Educação (MEC) pretende criar ações públicas, ainda nada foi definido pela pasta do Governo Federal, o espaço segue em aberto para às devidas considerações sobre os episódios recentes envolvendo escolas brasileiras.

Cidade de SC utiliza meios de segurança em suas escolas:

O município de Chapecó, interior do Estado de Santa Catarina é a primeira cidade brasileira que instalou porta com detectores de metais em suas unidades escolares.
Segundo a secretaria de comunicação da prefeitura, o investimento inicial é de R$ 139.300,00 (5 detectores de metais já foram instalados nas escolas). Nesse primeiro momento o equipamento vai funcionar de forma experimental, se o resultado for positivo, faremos a ampliação. O objetivo é garantir mais segurança para aqueles que estão dentro do espaço escolar, essa é uma grande preocupação da Secretaria de Educação e do prefeito João Rodrigues, disse a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here