Atualizado em 16/12/2020 às 22h32.
O Ministério da Educação (MEC) impediu o uso das notas dos treineiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) para as inscrições da 1ª edição do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2021.
O anúncio foi feito por meio de um stories em seu perfil oficial no instagram e também por meio de um tweet em sua conta oficial pelo Twitter, no final da noite desta quarta-feira, dia 16.
O Ministério da Educação (MEC) publicou um trecho do edital do Enem (sobre as notas):
“Os resultados individuais não poderão ser utilizados pelo participante “treineiro” para as finalidades descritas nos itens 2.2.3 e 2.2.4 deste edital. O participante “treineiro” deve estar ciente de que sua participação no Enem visa somente à autoavaliação”.
DO TREINEIRO
…
Os resultados individuais não poderão ser utilizados pelo participante "treineiro" para as finalidades descritas nos itens 2.2.3 e 2.2.4 deste edital. O participante "treineiro" deve estar ciente de que sua participação no Enem visa somente à autoavaliação.— Ministério da Educação (@MEC_Comunicacao) December 16, 2020
Até o fechamento desta reportagem, o MEC não respondeu o nosso questionamento.