18/06/2021 – 19h49 (ATUALIZADO EM 28/06/2021 – 15h38).
Uma possível mudança no edital da 2ª edição do Sistema de Seleção Unificado (SiSU 2021) divide opiniões entre os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) entre janeiro e fevereiro de 2021.
“Os estudantes pré-selecionados e aprovados na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (SiSU 2021/1) não poderão participar da segunda edição do Sistema de Seleção Unificado (SiSU 2021/2)”, de acordo com um vídeo que está sendo compartilhado entre os estudantes do Enem (vídeo na íntegra abaixo).
Nas redes sociais do Portal Nacional da Educação, estudantes dividem opiniões sobre a possível mudança no edital do SiSU 2021. “Muito justo. Esse negócio de segurar vaga e acumular aprovações tem que acabar. Tem gente nas listas de espera perdendo sanidade mental, esperando a aprovação”, frisou um estudante.
O Portal Nacional da Educação procurou a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC) para que a pasta se posicione sobre a veracidade da informação. Então, o MEC enviou a seguinte nota para o Portal Nacional da Educação (recebemos às 13h24 desta sexta-feira, 18 de junho):
Sobre o assunto, sugerimos aguardar a publicação do edital do Sisu do segundo semestre de 2021, que trará todos os critérios exigidos para essa edição.
Acho que será pocivel, algumas mudanças, na digitações ,pra melhorias humanísticos.será bem mais fácil pras pessoas carente sera provada ou aprovado.
Com objetivo de evitar e diminuir o abandono de vagas e aumentar as oportunidades de acesso ao ensino superior, os estudantes pré-selecionados e aprovados na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (SISU 2021.1) NÃO deveríam poder participar da segunda edição do SISU (2021.2). Principalmente para tentar vaga no mesmo curso e em universidade diferente.