Receita Federal fará o pagamento aos contribuintes em sete lotes
Após fazer a declaração do Imposto de Renda os contribuintes vivem momentos de expectativa para receber a restituição IRPF. A Receita Federal divulgou o cronograma de pagamentos dos valores e prazo vai de junho a dezembro de 2018.
Os dois primeiros lotes já foram pagos, confira abaixo todas as datas:
- 1º lote, em 15 de junho de 2018;
- 2º lote, em 16 de julho de 2018;
- 3º lote, em 15 de agosto de 2018;
- 4º lote, em 17 de setembro de 2018;
- 5º lote, em 15 de outubro de 2018;
- 6º lote, em 16 de novembro de 2018; e
- 7º lote, em 17 de dezembro de 2018.
Qual a ordem de pagamento da restituição do Imposto de Renda?
Para definir quais os contribuintes receberão primeiro a restituição de imposto de renda, a Receita Federal estabelece alguns critérios. Os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos e, especialmente, maiores de 80 anos, têm prioridade. Portadores de deficiência física ou mental, de moléstias graves também têm preferência.
Veja também: FIES tem período de inscrição prorrogado
Por fim, uma novidade da Receita Federal, os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério também têm prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda 2018. Confira outras novidades no vídeo abaixo:
Vale lembrar que a ordem de envio da declaração para a Receita Federal também é levada em consideração, assim, os contribuintes que enviaram a informação primeiro devem receber a restituição antes.
Pagamento da Restituição do Imposto de Renda
Os pagamentos dos valores referentes à restituição do imposto de renda serão efetuados via depósito bancário em conta indicada pelo contribuinte no momento da declaração. Os valores serão corrigidos conforme a taxa da Selic (6,5% ao ano).