Atualizado em 23/12/2018 às 11h.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, e o (a) futuro (a) presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgará o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 no segundo trimestre e terá quatro aplicações em 2019 (Regular e PPL – versão Nacional e no Exterior).

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa à certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa à certificação de conclusão do ensino médio precisa ter 18 anos completos até o dia da prova.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. No ensino médio, as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos devem fazer todas as provas do exame, caso não esteja com o certificado parcial de proficiência de quaisquer matéria para eliminar no ato da inscrição do exame, através da Página do Participante (site informatizado do Inep).

CRONOGRAMA PRELIMINAR DO ENCCEJA NACIONAL 2019:

Edital: entre 01 a 30 de março
Justificativa de Ausência: abril de 2019
Período de Inscrições: abril de 2019
Local de Prova: julho de 2019
Prova: 4 de agosto de 2019
Resultado (médio): novembro de 2019
Resultado (fundamental): dezembro de 2019

Para maiores informações, contate o nosso WhatsApp (62) 9.9177-5117

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here