O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pretende divulgar o resultado oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) no final do mês de Janeiro de 2018 na Página do Participante.

O exame será responsável pela emissão do certificado parcial de proficiência e integral do ensino fundamental e do ensino médio a partir de 2017 em todas as Unidades Federativas do Brasil.

A edição de 2017 do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos foi aplicado em 4 versões das provas (Encceja Nacional, Encceja PPL, Encceja Exterior e do PPL).

O candidato precisa obter as seguintes notas mínimas para obter a certificação:

  • Ciências da Natureza: acima de 100 pontos (Encceja) ou acima de 450 pontos (Enem);
  • Ciências Humanas: acima de 100 pontos (Encceja) ou acima de 450 pontos (Enem);
  • Linguagens: acima de 100 pontos (Encceja) ou acima de 450 pontos (Enem);
  • Matemática: acima de 100 pontos (Encceja) ou acima de 450 pontos (Enem);
  • Redação: acima de 5 pontos (Encceja) ou acima de 500 pontos (Enem);

Pelo Enem é necessário obter a nota das edições de 2009 a 2016, juntamente com o certificado parcial de proficiência emitido pela Entidade Certificadora (Secretária de Educação e o IF).

O candidato deverá acessar a Página do Participante com o próprio CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição, imprimir o resultado e se dirigir até a sua Entidade Certificadora para obter a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio com as notas do Encceja 2017.

ATENÇÃO: O CANDIDATO NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADO (SISU), PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) E DO FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) DO ANO LETIVO DE 2018 (PS 2018.1).

Assessoria de Comunicação Social do Portal Nacional da Educação.

Próximo artigoMEC aumentou as regras da isenção do Enem 2018
Pedro Fernandes
Editor chefe do Portal Nacional da Educação, com dados preliminares e oficiais sobre a Educação Básica, sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja), e dos programas sociais do Ministério da Educação (MEC), como por exemplo, Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

1 COMENTÁRIO

  1. Estou feliz por ter participado do encceja 2017 e ao mesmo tempo procurando um supletivo para fazer para não perder mais tempo já que o resultado não saí nunca.com pois 45 anos estou correndo contra o tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here