O Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) de 2017 aplicado em 4 versões de provas para o Brasil e para o exterior. Veja as datas das aplicações das provas para o nível médio e fundamental.

Data da AplicaçãoPúblico Alvo do Exame de Certificação
19 de NovembroEncceja Nacional Regular
19 e 20 de DezembroEncceja Nacional PPL
10 de SetembroEncceja Exterior Regular
11 a 22 de SetembroEnceja Exterior PPL

1. Quando será disponibilizado o resultado do Encceja 2017?

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) está programado para serem lançados em uma data oportuna no mês de Março de 2018 na Página do Participante para todas as versões das provas do exame para certificação (regular e PPL).

Resultado será divulgado em Março (Foto de Reprodução: Inep/Facebook)

 

2. Quanto preciso tirar para receber a certificação?

É preciso atingir no mínimo 100 pontos em todas as áreas do conhecimento para tirar os certificados. A proficiência vai de 60 a 180 pontos. Para a área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (do Ensino Médio) ou Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Ensino Fundamental), também é necessário atingir no mínimo cinco (5) na redação. A nota da redação varia de 0 a 10.

Os participantes que não tiverem nota suficiente em alguma área do conhecimento poderão receber o certificado parcial de proficiência. Depois, basta se inscrever para o próximo Encceja e escolher apenas as provas em que não atingiu nota mínima.

3. Onde irei pegar a certificação parcial ou integral do Encceja?

O candidato deverá tirar uma foto (legível) ou imprimir o boletim de desempenho e encaminhar na Entidade Certificadora do Inep (mencionada pelo candidato no ato da inscrição do exame) – Secretária de Educação ou no Instituto Federal de sua cidade – munido com todos os dados pessoais (CPF e RG).

3. O candidato poderá participar de qualquer processo seletivo da Primeira Edição de 2018 (Vestibular ou Programas do MEC)?

O candidato não poderá participar de nenhum processo seletivo do primeiro semestre de 2018. O informativo foi anunciado na transmissão ao vivo na página oficial do Inep no Facebook (11 de Junho de 2017) e gerou críticas entre os candidatos do exame.

Fora que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para esse grupo de candidatos serão divulgado no dia 19 de Março (conforme o edital do Enem de 2017).

4. Posso usar a nota do Enem para eliminar alguma disciplina da prova do Exame para Certificação?

Sim! O candidato precisa obter o certificado parcial de proficiência de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2009 a 2016) nas matérias que tiraram acima de 450 pontos (múltipla escolha) ou 500 em redação – emitido na Entidade Certificadora – mencionado pelo candidato.

Para maiores informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação Social do Portal Nacional da Educação, através do número (62) 9164-7765 (via WhatsApp).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here