Atualizado em 28/07/2018 às 12h.

A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) de 2018, será aplicado daqui dois domingos, dia 5, e o Portal Nacional da Educação (PNE) quer tirar as suas dúvidas sobre o que pode e o que não pode levar, durante a aplicação da prova do Exame para Certificação, as perguntas devem ser realizadas nas nossas páginas das redes sociais, e aparecerão as perguntas e respostas neste painel (site) – Facebook, Instagram e Twitter.

  • O candidato deverá estar com o certificado parcial de algum matéria, para fazer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências?

Resposta: Não precisa obter o certificado, porém, o candidato deve ficar atento ao prazo de dar entrada na solicitação na Entidade Certificadora, sob pena de data de validade.

  • É obrigatório levar o Cartão de Confirmação no dia da prova do exame?

Resposta: Não é obrigatório, porém, é o único documento que comprove a situação real do candidato na prova do Encceja 2018, certamente pode ocorrer falha no lançamento do nome do participante no local de prova destinado pelo Inep (Página do Participante).

  • Qual é a finalidade da “Declaração de Comparecimento” do Encceja?

Resposta: A declaração de comparecimento, é destinado para os participantes que foram escalados para trabalhar no dia 5 de agosto, e o documento irá abonar a falta no serviço.

  • Haverá alguma punição para os candidatos ausentes no Encceja?

Resposta: O candidato que se ausentar da prova do exame, terá que justificar a sua ausência na próxima edição, e aguardar o resultado da justificativa, ou terá que pagar a taxa de inscrição do Encceja 2019, através do Guia de Recolhimento da União (GRU).

  • Existe alguma restrição de levar comida para a prova do exame?

Resposta: Sim, é aconselhável levar um dinheiro extra (para o intervalo entre as provas) e um lanche simples, como por exemplo, pão de queijo, misto quente, mas, o candidato deverá armazenar o produto dentro de um recipiente transparente e sem rótulo, ou deixar dentro de sua embalagem original lacrado (abrir depois da fiscalização dos fiscais de sala).

  • Quando será divulgado o resultado do Exame, e existe algum prazo para dar entrada no certificado parcial ou integral de proficiência?

Resposta: O resultado será divulgado em uma data oportuna, durante o mês de novembro, após a divulgação das notas, é de suma responsabilidade de consultar o cronograma de emissão pela Entidade Certificadora (Secretária de Educação ou Instituto Federal – dado mencionado pelo candidato no ato da inscrição do Encceja). Cada estado tem o prazo certo para dar entrada, que variam entre 30 a 90 dias úteis (estimativas).

  • Existe alguma quantidade mínima de questões para obter o certificado?

Resposta: Não, a correção da prova é feita pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o nível nacional, através dos acertos e do chute, dentro de cada nível de dificuldade.

  • Não tenho o certificado parcial, e marquei apenas uma matéria, posso editar e marcar todas as provas do ensino fundamental ou do ensino médio?

Resposta: Não! O candidato deverá procurar o EJA de sua cidade ou aguardar a próxima edição do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos.

  • O que devo levar para o dia da prova do exame?

Resposta: O candidato deverá levar algum documento oficial com foto (CTPS, CNH e RG), caneta fabricada em material transparente e de tinta preta e uma garrafa de água.

Assessoria de Comunicação Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here