Publicado em 24/01/2021 às 22h50 – Atualizado em 24/01/2021 às 22h50.

Neste domingo (24), às 18h30, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou a aplicação das provas regulares da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020).

O índice de abstenção foi o maior da história do exame, no primeiro dia faltaram 2.842.332 (51,5%) e para o seu segundo dia faltaram 3.052.623 (55,3%). Nesta edição, a prova manual teve 5.523.029 milhões de candidatos confirmados.

Gabarito da versão impressa do Enem:

O gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira (27) no site do Inep. É importante frisar, que a correção será feita pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) e não pela quantidade de acertos em cada eixo temático da prova do Enem.

Implementação do Enem Digital:

A versão digital da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado presencialmente, em laboratórios de informática das instituições de ensino credenciado pelo Inep, as provas serão feitas nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro, onde 96.086 mil candidatos inscritos vão testar a versão digital (a versão digital será optativa até a edição de 2026).

De acordo com o Inep, o estudante fará a prova de redação (manuscrita) e terá o rascunho próprio para a prova de redação e para os cálculos. Além disso, 12 mil estudantes participaram do pré-teste da versão digital (calibragem das questões).

Tudo sobre a versão digital do Enem 2020.

Pedido de Reaplicação do Enem:

A partir do meio dia, desta segunda-feira (25), os estudantes inscritos na versão manual da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) poderão solicitar a reaplicação das provas do exame, através da Página do Participante.

Para pedir a reaplicação do exame, é necessário anexar um atestado médico (com o código da doença contagiosa – Classificação Internacional de Doenças [CID]) ou foi impedido de fazer o exame por problemas logísticos (superlotação, falta de energia, desastres naturais e outros problemas de logística). O Inep vai receber o pedido até às 23h59 do dia 29 de janeiro.

O resultado da solicitação da reaplicação será divulgado no dia 12 de fevereiro.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Inep, os estudantes que obtiveram o exame adiado (decisão judicial) não precisam solicitar a reaplicação do Enem – medida vale para duas cidades de Rondônia e no Amazonas (todas as cidades).

Aplicação do Enem PPL (reaplicação):

O Exame Nacional do Ensino Médio para detentos do sistema prisional e jovens do socioeducativo, o chamado Enem PPL (pessoas privadas de liberdade), juntamente com os estudantes que obtiveram algum problema na versão manual ou digital vão fazer as provas do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro. O local de prova será divulgado em uma data oportuna.

Resultados das três versões do Enem:

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) será divulgado no dia 29 de março, porém, os candidatos “treineiros” terão acesso as respectivas notas somente no dia 29 de maio, juntamente com a vista pedagógica da redação).

Formas de Ingresso:

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior (universidades federais, institutos federais e universidades estaduais). As inscrições devem acontecer entre os dias 30 de março a 02 de abril ou entre os dias 06 a 09 de abril, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Acompanhe o mapa do quantitativo de vagas ofertadas do SiSU 2021/1 pelo território nacional brasileiro.

Já o Programa Universidade Para Todos (ProUni) seleciona estudantes para bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. As bolsas podem ser integrais, de 100% da mensalidade, ou parciais, de 50%. As inscrições devem acontecer entre os dias 06 a 02 de abril ou entre os dias 13 a 16 de abril. O estudante também pode usar a nota para financiar, através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições devem acontecer entre os dias 13 a 16 de abril ou entre os dias 19 a 23 de abril, também utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Então, boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here