Atualizado em 07/06/2020 às 10h20.

Estudantes cearenses entraram em contato com a Central de Atendimento ao Telespectador do Portal Nacional da Educação, para denunciar um esquema de fraude na Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do vestibular e do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do Ministério da Educação (MEC).

Esquema de fraude no SiSU e no vestibular da UECE – Reprodução: WhatsApp

De acordo com a advogada, ” há uma compra indireta de vagas no curso de medicina, seja em instituição de ensino superior. Uma vez que, usam de capital próprio para pagar [alunos] – funcionários de alto nível de inteligência já pré selecionados “. Outro crime é o de propaganda enganosa, uma vez que usam tais aprovações para serem vinculadas a mídia, internet a fim de buscar novos alunos “.

Até então, o Portal Nacional da Educação reportou a situação para o Conselho Estadual de Educação do Ceará e encaminhou a seguinte nota: ” A diretoria do órgão informa que a questão não é da alçada do CEE e deve ser dirigido à Polícia (Delegacia de Defraudações e Falsificações) para a devida investigação. O CEE poderá prestar informações quanto à regularidade das instituições envolvidas, se instado a tal. O Conselho envolve-se com a questão da legalidade de credenciamento. Se comprovada, após investigação policial, que escolas ou universidades são culpadas de irregularidades, o CEE poderá cassar o credenciamento dessas instituições “, nota encaminhada para a nossa equipe.

Nesta segunda-feira (08), o Portal Nacional da Educação deve entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria Estadual de Educação e com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para os seus pronunciamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here