Atualizado em 14/11/2020 às 17h09.
O presidente substituto e diretor de tecnologia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, afirmou a preocupação do órgão com a segurança cibernética da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na modalidade digital, que foi remarcado para os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro.
” é fato que o inep se preocupa com eventuais ataques ou problemas na realização do exame. mas, estamos a pouco mais de 60 dias da prova e temos a certeza de que estamos no caminho certo “, afirmou o camilo mussi, diretor de tecnologia e presidente substituto.
As recentes invasões de hackers aos sistemas operacionais do Governo Federal e demais sites governamentais, tais como: Ministério da Saúde, Superior Tribunal da Justiça e entre outros.
O presidente substituto e diretor de tecnologia do Inep, Camilo Mussi, também defendeu, que os recentes episódios envolvendo sistemas de órgãos públicos servem de exemplo para que o instituto não cometa erros futuros ou registre ocorrências de ataques cibernéticos no Inep.
” eSTAMOS PREOCUPADOS, MAS ESSES EPISÓDIOS NOS DEMONSTRAM QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO. NÃO DIGO QUE O INEP NÃO POSSA SER ALVO DE UM ATAQUE, MAS NÓS ESTAMOS PREPARADOS PARA ISSO. TEMOS FEITOS TESTES COM PARCEIROS A RESPEITO DA PLATAFORMA DE APLICAÇÃO DAS PROVAS, ASSIM COMO A URNA ESTÁ SENDO TESTADA “.
Medidas de segurança:
As equipes técnicas responsáveis pela elaboração das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adotaram uma série de medidas capazes de minimizar as ações de hackers durante a realização das provas do Enem, afirmou o presidente substituto e diretor de tecnologia do Inep.
O protocolo de segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) criado pelo Inep inclui o uso de plataforma específica para a prova, o acesso ocorrerá por meio de uma senha individual (será disponibilizado no dia da realização da prova). Serão utilizados canais dedicados para os exames e toda a realização ocorrerá sem o acesso à internet (porta de entrada para os hackers).
O único momento em que os computadores que hospedarem as provas terão acesso à rede será no ato de download das provas do exame. O presidente substituto defende que, de todas as barreiras impostas pelo Inep, a mais segura é a criptografia dos exames. ” Possivelmente, a criptografia até pode ser quebrada, mas ela tem que ser quebrada em tempo útil. Se houver a quebra dessa criptografia, não haverá prazo para que o hacker a utilize para fraudar o exame. Estamos usando tudo o que há de mais moderno na área “, explicou o presidente interino.
Ampliação da modalidade digital do Enem:
Até a edição de 2026, a modalidade digital será optativa. A estimativa é que a modalidade virtual substitua a edição impressa e que ela seja extinta em 2026 ou antes, pontuou o Camilo Mussi.
” Para o enem do ano que vem, já estão previstos dois exames digitais e um regular (versão manual). No mínimo, a gente espera que o enem digital tenha o dobro do tamanho deste de agora. o inep está muito convicto do sucesso do modelo e imaginamos que seja estendido já ano que vem “, afirmou o camilo mussi.
Problemas técnicos e da logística no Enem 2020:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assegura que “nenhum estudante será prejudicado por eventuais problemas técnicos ou ataques de hackers“. “A reaplicação das provas é algo totalmente possível e garantimos o mesmo direito para todos os inscritos na versão manual e digital do Enem“, finalizou o presidente substituto do Inep, Mussi.
Cronograma do Enem 2020:
- Cartão de Confirmação: após o dia 14 de dezembro, através da Página do Participante.
- Aplicação (versão manual): 17 e 24 de janeiro de 2021
- Gabarito (versão manual): até o dia 29 de janeiro de 2021.
- Aplicação (versão digital): 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021
- Gabarito (versão digital): até o dia 11 de fevereiro de 2021.
- Reaplicação das provas: 24 e 25 de fevereiro de 2021
- Resultado: 29 de março de 2021.
- Resultado dos treineiros e vista pedagógica: 29 de maio de 2021.