Atualizado em 09/08/2020 às 12h21.

O Portal Nacional da Educação (PNE) preparou uma área de perguntas frequentes onde você pode tirar todas as suas dúvidas sobre as medidas sanitárias para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), as novas regras foram adotados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – algumas perguntas ainda não foram respondidas pela área técnica do Inep, órgão responsável pelo Enem.

Confira as perguntas sobre as medidas sanitárias:

a) Qualquer pessoa deve usar a máscara de uso individual, tem alguma restrição desta obrigatoriedade do uso de proteção individual nas provas do Enem 2020?

Não, de acordo com o edital publicado no dia 31 de julho de 2020, será dispensado o uso de máscara para as seguintes pessoas: pessoas com autismo, deficiência intelectual (síndrome de down, por exemplo), deficiências sensoriais (visão e audição, por exemplo) ou quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da máscara.

b) Devo usar a máscara na sala de aplicação e/ou dependências do local de prova?

Sim, o candidato deve usar a máscara na parte interna do local de prova (obrigatório).

c) Posso tirar a máscara durante a aplicação da prova do Enem?

O candidato só pode tirar a máscara do rosto (boca e nariz) nos seguintes procedimentos: para lanchar, ida ao banheiro e para a identificação visual na entrada para a sala de prova.

d) Posso levar lanche e comer durante a prova?

O candidato pode levar o lanche, porém, o Inep não enviou nenhum detalhe sobre o procedimento sanitário na hora do lanche (tanto para os fiscais e candidatos).

e) Tenho crise de ansiedade, posso fazer a prova sem a máscara?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade não é considerado como uma deficiência intelectual e sim como uma doença mental. Então, precisa usar a máscara durante a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

f) Tenho alguma doença respiratória, posso fazer a prova sem a máscara?

Provavelmente, sem a máscara. O Inep ainda não respondeu o questionamento.

g) Alguma restrição quanto a cor, marca ou estampa da máscara individual?

Não, o participante pode ficar a vontade. O candidato deve seguir os procedimentos de segurança (cobrir a boca e o nariz) e ficar confortável com o uso estendido da máscara.

h) O Inep vai medir a temperatura na entrada do local de prova?

Ainda não sabemos, o Inep não respondeu o questionamento.

i) Posso levar um frasco transparente com álcool em gel?

Pode sim, porém, o Inep deve distribuir gratuitamente.

j) A quantidade de alunos por sala de aplicação será reduzido?

Sim, o número será reduzido para manter o distanciamento. O Inep já está disponibilizando novas salas para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

k) Quem usa óculos de grau, como fica o uso da proteção individual (máscara)?

O Inep ainda não respondeu o questionamento, provavelmente, o participante deve usar.

l) Os candidatos sem o uso da máscara serão separados dos demais participantes?

Provavelmente, sim. O Inep ainda não respondeu o questionamento.

m) Se alguém apresentar temperatura alta no dia da prova, será desclassificado?

Não, o candidato deve justificar a ausência no site do Enem para participar da segunda aplicação do Enem 2020, que deve acontecer no final de fevereiro de 2021 (Enem PPL).

A sua pergunta não consta aqui? Encaminhe a sua dúvida pelo WhatsApp (61) 9.9258-5220. O painel de perguntas frequentes serão retificados a qualquer momento, portanto, atualize a reportagem.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here