14/05/2021 – 19h18 (ATUALIZADO EM 31/05/2021 – 21h21).

Até o presente momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital provisório do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), que se refere ao período de isenção e justificativa de ausência do Enem, que aconteceu em janeiro e fevereiro de 2021.

Veja o que está e o que não está definido sobre o Enem 2021:

  • Período de Isenção e Justificativa de Ausência:

O período para solicitar a taxa de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021). e justificar ausência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) foi finalizado às 23h59 (Horário de Brasília) do dia 28 de maio, sexta-feira.

  • Período de Inscrições:

De acordo com a Página do Participante do Enem 2021, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) vão começar a partir das 10h do dia 28 de junho e termina às 23h59 do dia 09 de julho. A inscrição é feita totalmente pela internet (site) ou aplicativo.

Nesta segunda-feira, 31 de maio, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro anunciou as datas oficiais para o período de inscrições do Enem 2021 em seus perfis pessoais. As inscrições começam a partir das 10h do dia 30 de junho e vão até às 23h59 do dia 14 de julho.

  • Cartão da Inscrição do Enem:

Sem data definida pelo Inep, o Cartão de Confirmação do Local de Prova será divulgado na Página do Participante ou pelo aplicativo oficial, quando estiver faltando uns 15 dias para o primeiro dia da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021).

  • Aplicação do Enem:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) foi marcado para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, tanto para a versão impressa quanto para a versão digital. No entanto, não foi divulgado as datas para as Pessoas Privadas de Liberdade e problemas logísticos do Enem.

Polêmicas envolvendo o Enem 2021:

Na última quinta-feira (13), houve uma falha de comunicação entre o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e soltaram uma ‘informação equivocada’ sobre um possível adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) para 2022. No entanto, o Inep negou essa possibilidade, através de uma nota oficial em seus veículos de comunicação.

No dia 03 de maio, segunda-feira, a Diretoria de Avaliação de Educação Básica e da Diretoria Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep – teriam assinado um despacho interno sobre a realização das provas do Enem em janeiro de 2022.

Questionamentos sobre a realização das provas ao MEC:

Na última quinta-feira (13), a senadora do Distrito Federal, Leila Barros (PSB) quer que o Ministério da Educação (MEC) responda ao Senado Federal se vai haver a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) ainda neste ano e qual foi o motivo do Enem não entrar nas metas educacionais do instituto, através de uma normativa do Inep no Diário da União.

Em visita técnica em Santa Catarina, Blumenau (157,2 km de distância de Florianópolis), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro diz que o Enem 2021 será entre outubro e novembro.

 Tudo indica que lá para outubro, novembro [o exame vai ocorrer]. A data vai ser verificada de acordo com o andamento da pandemia”, disse Ribeiro em santa catarina.

Assessoria de Comunicação Social do Portal Nacional da Educação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here