Atualizado em 31/07/2018 às 16h40
Equipe conquista o terceiro lugar no Campeonato Internacional de Diagnóstico; torneio teve participação de 51 países
Um bom atendimento médico começa pelo diagnóstico correto e ágil. Pois, foram estas as habilidades que levaram estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a conquistarem o terceiro lugar no International Diagnostic Championship, ou o Campeonato Internacional de Diagnóstico. A equipe da UFU concorreu com equipes de 51 países.
O torneio foi realizado por meio de uma plataforma online que propõe a análise de casos clínicos e contou com a participação de 187 equipes. Os participantes deveriam interpretar dados sobre o paciente, analisar informações disponibilizadas em exames físicos e complementares e indicar o diagnóstico correto.
A equipe oficial que representou o curso de Medicina da UFU (“Pupilos do Arruda”) foi composta pelos estudantes Ana Júlia Araújo (turma 84, nono período), Guilherme Henrique de Faria Alves (turma 83, décimo período) e Matheus Cesar Vieira Barros (turma 83, décimo período), que também contaram com a colaboração de Lívia Teodoro e Matheus Heringer, ambos da turma 84.
Competição
O torneio foi dividido em duas fases: na fase preliminar, foram disponibilizados 60 minutos para avaliar 10 pacientes e na fase final, 60 minutos para avaliar 5 pacientes.
A pontuação final levou em conta, além do acerto do diagnóstico, o tempo para se chegar ao diagnóstico correto e a pertinência dos exames solicitados.
A equipe vencedora foi da Faculdade de Medicina da Semmelweis University, da Hungria. O segundo lugar foi conquistado pelo time da Università Campus Bio-Medico di Roma (Itália). A competição foi promovida pela International Federation of Medical Students’ Association (IFMSA) e o aplicativo Insimu.
Publicado pelo portal Comunica UFU