Conheça a origem Dia dos Avós no Brasil; veja mensagens para celebrar a data e confira a expectativa de vida do brasileiro

dia dos avos 2018

Nesta quinta-feira, dia 26 de julho, comemora-se o Dia dos Avós ou, popularmente, o Dia da Vovó. A data faz referência aos avós de Jesus Cristo, Santa Ana e o São Joaquim. Eles são considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica.

O Dia dos Avós é comemorado em  26 de julho no Brasil e em Portugal, no entanto, outros países adotam outras datas para fazer homenagear os “pais dos nossos pais”.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia dos Avós é celebrado no primeiro domingo após o Dia do Trabalho, o “Labor Day”, em setembro. Vale lembrar que a homenagem aos trabalhadores acontece na primeira segunda-feira do mês de setembro.

Em 2018, os americanos irão comemorar o Dia dos Avós em 9 de setembro.

Dia dos avós e o crescimento no número de idosos

A comemoração do Dia dos Avós nos remete à análise do aumento no número de idosos na população brasileira, seja no número absoluto ou considerando a proporcionalidade com outras faixas etárias.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 25/07, o Brasil tinha uma população de 28 milhões de idosos, ou 13,5% do total de habitantes no país em 2017.

Vai fazer o Enem? Cartilha de Redação será divulgada em outubro

A estimativa é que em 2027, ou seja daqui a dez anos, esse número atinja a marca de 38,5 milhões (17,4% do total da população). Entre todas as faixas etárias é a única que apresenta crescimento contínuo (veja quadro abaixo).

populacao brasil IDOSOS

Os dados do IBGE apontam ainda que a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos e que em 2060 chegará a 81 anos. Assim, haverá muitos Dias dos Avós para serem comemorados por boa parte da população.

Mensagem para o Dia dos Avós

E aí, quer homenagear o seus avós nesta data especial? Confira algumas mensagens que fazem referência à data.

Dia dos Avós Dia dos Avós 2018

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here