Atualizado em 14/01/2018 às 09h50 (Horário Oficial de Brasília).

As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2018 começarão no dia 20 de Fevereiro e irão até as 23h59 de 23 de fevereiro, no horário de Brasília. Elas serão feitas no próprio site do programa do Ministério da Educação.

Inscrições do Prouni serão utilizadas as notas do Enem 2017.

Por meio desse sistema, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 para pleitear uma vaga em uma universidade particular que tenha aderido ao Prouni – bolsas parciais de 50% ou bolsas integrais de 100%.

Para participar do processo seletivo é necessário:

  • As bolsas do Prouni são destinados para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública de ensino ou bolsa integral na rede privada de ensino no País (necessário comprovar informações de renda) ou pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam no exercício do magistério (não é necessário comprovar informações de renda).

  • Para disputar uma bolsa o candidato também precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o caso do processo seletivo do ProUni de 2018, os estudantes deverão ter participado do Enem 2017. A nota mínima para poder se candidatar a uma bolsa é de 450 pontos na média das provas objetivas que compõem o exame. A nota da redação também não pode ter sido zero na prova do Enem.

  • O ProUni distribui dois tipos de bolsas: as integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e a parciais, que bancam 50% do valor mensal. Paras concorrer ao benefício integral, a renda familiar per capita do aluno não pode ser superior a 1,5 salário mínimo, o que equivale atualmente a R$ 1.405. Quem quiser disputar uma bolsa parcial deverá ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ou R$ 2.811 (antigo salário mínimo).

Mesmo que o candidato faça sua inscrição no dia 20 de fevereiro, ele poderá alterar suas opções até as 23h59 do dia 23 de fevereiro. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso. Para contemplar com a bolsa do Prouni é necessário formação de turma em todas as Chamadas do programa.

Prouni do 2º Semestre:

As notas do Enem também poderão ser utilizadas na segunda edição do Prouni 2018, que abrirá inscrições no inicio de Junho.

Aguarde novas informações da Assessoria de Comunicação Social.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here