Domínio da língua portuguesa, interpretação e organização de informações e capacidade de desenvolver argumentos consistentes sobre um tema. A redação avalia o candidato de diversas formas e costuma preocupar muitos participantes do Enem. Faltando duas semanas para as provas muita gente dá uma atenção especial para essa parte do exame.
A leitura é é essencial para o nosso conhecimento e a estrutura do texto são itens importantes para fazer redação do Enem. Para ir bem é preciso estar atento a vários aspectos, explica o professor Filemon Félix de Moraes em entrevista à TV NBR.
“Uma das maiores punições que o candidato recebe numa redação é fugir ao tema proposto pela banca. Uma coisa imprescindível também é a questão gramatical, uma das falhas mais comuns na parte de redação é falta de pontuação. Não saber empregar adequadamente sinais de pontuação”.
Cartilha de Redação do Enem 2018
O Inep lançou uma cartilha que explica o que se espera do candidato na redação e pode ajudar na preparação dos participantes para a redação. O documento pode ser acessado abaixo e mostra quais competências são avaliadas, como é a metodologia de correção e de pontuação.
A cartilha traz ainda exemplos de redações nota mil com comentários e também está disponível em libras para pessoas com deficiência auditiva.
Avaliação da Redação no Enem
A prova de redação vale 1.000 pontos 200 para cada uma das cinco competências avaliadas que vão do domínio do português formal à aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento.
- Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
- Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A avaliação da redação é realizada por pelo menos dois examinadores de forma independente sem que um conheça a nota dada pelo outro. A recomendação é além de estudar bastante a cartilha de redação é que o o participante escreva e treine alguns temas que estão sendo discutidos nacionalmente.
Escreva e teste à sua escrita, teste o tempo em que demora para escrever um texto de 30 linhas. Faça o rascunho. Ainda dá tempo de treinar muito se fizer uma redação por dia.