As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão marcadas para os dias 21 e 28 de Novembro. Mais de 3 milhões de estudantes estão inscritos. 

Faltando apenas um mês para o Enem,  confira algumas dicas de alunos e professores nesta reta final de preparação.

As estratégias de preparação nessa reta final podem variar de aluno para aluno, mas em geral os professores recomendam que o melhor a fazer é controlar a ansiedade e revisar o conteúdo.

Mente descansada

A estratégia da Beatriz para chegar bem nas provas é fazer questões todos os dias e não deixar a ansiedade tomar conta. 

“Não adianta estressar e colocar uma montanha de coisas para fazer. Tem que ficar relaxado e com a mente relaxada e descansada”, cita a estudante Beatriz Queiroz.

Redação

“A estratégia que eu fui desenvolvendo foi realmente parar de fazer o rascunho. Então, nesse final eu tenho tentado desenvolver mais habilidades assim de escrever mais rápido e ver se realmente dá tempo de escrever um texto de qualidade”, explica a candidata Bianca Matos.

Estudo dirigido

Já a estudante Nina de Almeida, faz um estudo mais direcionado. “Eu separo duas ou três matérias por dia para fazer questões. Eu tô dando um foco maior nas matérias que valem mais para o curso que eu quero”.

Outra dica é se preparar física e mentalmente para 5 horas de prova em cada dia do Enem e claro é preciso também reservar momentos para o descanso.

Organizar a semana de estudos

“Provavelmente o manter um ritmo de estudo mais acelerado só nessas próximas duas três semanas para começar a desacelerar nas semanas mais próximas ao Enem. Ficar cansada e esgotada mentalmente não vai me ajudar em nada. Ao longo da semana sempre assisto algumas aulas e faço os exercícios das apostilas. Nos finais de semana me dedico para resolver provas”, explica a estudante Julia Marcolino.

Dica do Professor

O professor de Química, João Bruno, dá algumas dicas. “Eu iria enfatizar aquelas matérias que ele teve mais facilidade. Essa talvez seja uma das principais estratégias que eu recomendaria. Fazer um retrospecto daqueles assuntos que são mais recorrentes”.

TV Brasil

 

As dicas apresentadas aqui foram extraídas da reportagem sobre o Enem produzida pela TV Brasil e exibida nesta quinta-feira, 21/10. Confira a reportagem na íntegra no vídeo acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here