Publicado em 08/04/2021 às 08h57 – Atualizado em 08/04/2021 às 08h57.

Insatisfeitos com a ‘dupla classificação‘ no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2021, estudantes criam um abaixo-assinado online para entregar para o Ministério da Educação.

A autora da petição, Maria Eduarda Abade faz parte de uma mobilização nacional que teve a adesão das redes sociais para protestar contra a ‘nota fantasma’ na seleção do SiSU 2021/1.

Até às 08h40 desta quinta-feira (08), o total de assinaturas chegou a quase 5 mil pessoas.

Como funciona a ‘dupla classificação’:

Desde o ano passado, a seleção do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) mudou a regra e começou a considerar as notas dos alunos nas duas opções – criando uma classificação dupla. Assim, são considerados os candidatos aptos nas duas opções de cursos pretendidos, elevando as notas de corte. O aluno, então, não consegue saber quantos dos estudantes que estão na frente dele podem, potencialmente, sair da lista quando sair a chamada regular do processo seletivo.

Por exemplo, um estudante fechou o último dia do período de inscrição do SiSU 2021 na 83ª posição (primeira opção de curso). Perante a conclusão do sistema e respectiva saída da lista de quem selecionou o curso em questão como segunda opção, o aluno subiu para a 43ª posição.

O modelo novo deixa os alunos perdidos.

O candidato não sabe até que ponto essa classificação que está naquele momento do SISU inclui pessoas que marcaram aquele curso como segunda opção e vão acabar sumindo depois, pois passaram na primeira opção do curso escolhido pelo candidato no ato da inscrição do SiSU. 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here