Publicado em 08/04/2021 às 08h57 – Atualizado em 08/04/2021 às 08h57.

Insatisfeitos com a ‘dupla classificação‘ no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2021, estudantes criam um abaixo-assinado online para entregar para o Ministério da Educação.

A autora da petição, Maria Eduarda Abade faz parte de uma mobilização nacional que teve a adesão das redes sociais para protestar contra a ‘nota fantasma’ na seleção do SiSU 2021/1.

Até às 08h40 desta quinta-feira (08), o total de assinaturas chegou a quase 5 mil pessoas.

Como funciona a ‘dupla classificação’:

Desde o ano passado, a seleção do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) mudou a regra e começou a considerar as notas dos alunos nas duas opções – criando uma classificação dupla. Assim, são considerados os candidatos aptos nas duas opções de cursos pretendidos, elevando as notas de corte. O aluno, então, não consegue saber quantos dos estudantes que estão na frente dele podem, potencialmente, sair da lista quando sair a chamada regular do processo seletivo.

Por exemplo, um estudante fechou o último dia do período de inscrição do SiSU 2021 na 83ª posição (primeira opção de curso). Perante a conclusão do sistema e respectiva saída da lista de quem selecionou o curso em questão como segunda opção, o aluno subiu para a 43ª posição.

O modelo novo deixa os alunos perdidos.

O candidato não sabe até que ponto essa classificação que está naquele momento do SISU inclui pessoas que marcaram aquele curso como segunda opção e vão acabar sumindo depois, pois passaram na primeira opção do curso escolhido pelo candidato no ato da inscrição do SiSU. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here